Os professores têm, de acordo com as leituras da sociologia da educação, certa responsabilidade social no exercício de sua função. A escola, como elemento direcionador e transformador dos processos civilizatórios, tem nos docentes a expressão máxima da capacidade de conectar as leituras do contexto social, político, econômico e ambiental aos conteúdos curriculares. Para isso, é preciso que o profissional tenha "engajamento” para além do desempenho clássico de suas funções, como portador e disseminador das teorias e avaliador das práticas em sala de aula. É preciso ter em mente, porém, que a responsabilidade social tem um limite, e que não se pode cobrar do professor além de suas possibilidades, respeitando seus horários, suas atividades e os materiais e espaços disponíveis para sua atuação. Abordagens integrativas podem ser utilizadas para promover a inovação das práticas educacionais. Para isso, é preciso que o professor responsável tenha a sensibilidade de identificar quais tópicos merecem ou podem receber uma atenção diferente, a partir da criação de um projeto educativo.
Agora, imagine que você é professor de história e trabalha com alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Sabendo disso, defina uma prática em que estudantes entre 14 e 18 anos possam desenvolver no sentido de melhorar a socialização de idosos da comunidade local. A prática deve ter a supervisão constante de professores responsáveis. Para isso, responda: a) Qual é essa prática? b) Por que auxilia na socialização de idosos? c) Em que isso auxilia a comunidade local? d) Em que isso auxilia o desenvolvimento dos estudantes? e) Quais as disciplinas escolares envolvidas no processo?
Respostas
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
a) Oficina de contos e histórias.
Com base nas memórias e histórias de vida dos idosos participantes, os alunos construirão contos que, após a correção de professores, serão lidos em público, para os idosos e outros convidados da comunidade, numa data em que a escola os receba para um evento literário.
b) Idosos tendem a não participar de espaços sociais quando existem limitações físicas ou desamparo familiar. A escuta de alunos às suas histórias promove o acolhimento e oferece a sensação de legitimação das histórias de vida.
c) Sensibiliza alunos, professores e familiares sobre as dificuldades e possibilidades de grupos sociais vulneráveis, como os idosos. A maior socialização desse grupo, sem jamais esquecer a supervisão dos professores, pode diminuir situações de ansiedade e sensação de desamparo, incidindo possivelmente em diminuições das idas aos postos de saúde.
d) A sensibilização para questões humanitárias, promoção da noção de solidariedade, responsabilidade e participação social.
e) Os alunos podem aplicar as técnicas e teorias aprendidas nas aulas de gramática, literatura, história e sociologia.
Explicação:
Resposta:
a) Qual é essa prática? Pode ser elaborado oficinas de contação de histórias. Promover a interação dos alunos com os idosos, de forma que os mesmos contem histórias e memórias da vida, e assim os alunos juntamente com os professores redijam estas memória ara posterior exposição a comunidade local.
b) Por que auxilia na socialização de idosos? Por vezes os idosos ficam negligenciados, deixados de lado pelos familiares, pelas condições da própria velhice. Mas com essa interação com os jovens os idosos podem voltar a promover a interação social, consequentemente a melhoria de alguns aspectos da saúde frágil, como a parte psicológica e mental pela volta da valorização dos mesmos.
c) Em que isso auxilia a comunidade local? Pode promover a melhora das situações de ansiedade e e a sensação de desamparo que muitos sofrem, e consequentemente as instituições de saúde ficarão com menos incidência destes idosos. Além da questão de á comunidade local poder descobrir diferentes histórias da localidade.
d) Em que isso auxilia o desenvolvimento dos estudantes? Ao que se refere aos estudantes pode promover o desenvolvimento da solidariedade, a sensibilização por questões humanitárias, a responsabilidade e a maior interação social entre gerações.
e) Quais as disciplinas escolares envolvidas no processo? Acredito que possa envolver questões sobre sociologia, português, história e literatura.