• Matéria: História
  • Autor: laranolasco13
  • Perguntado 6 anos atrás

De acordo com o historiador medievalista Jacques Le Goff, por volta do ano mil, a literatura ocidental descrevia a sociedade cristã com um esquema composto por um “povo triplo”. Sobre essa versão da sociedade feudal, destacou o registro do bispo Adalberón de Laon (aproximadamente do ano 1030). Vejamos um trecho para responder as questões a seguir:

“A casa de Deus, que se crê uma, está assim dividida em três: uns oram, outros combatem, e os outros, enfim, trabalham. Estas três partes que coexistem não sofrem com sua disjunção [separação]; os serviços prestados por uma são a condição da obra das outras; e cada uma, por sua vez, encarrega-se de aliviar o todo. Assim, esta tripla associação não é menos unida, e a lei tem podido triunfar e o mundo tem podido gozar de paz”.
(LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Tradução José Rivair de Macedo. Bauru: Edusc, 2005. p. 257-58.)


A. Identifique o autor e sua posição social na Idade Média.

B. Sintetize [resuma apresentando os principais aspectos] a “sociedade de três ordens” elaborada no texto acima.


POR FAVORRRRR ME AJUDEM PESSOAL bby

Anexos:

Respostas

respondido por: legs1305
3

Resposta:

A. Sacerdotal

B. As três classes seriam a Senhoria, com os lordes e nobres, e sua principal função é os oficios marciais, como a guerra. A Eclesiástica, com seus bispos e padres etc. que seriam o elo do povo para com o Deus cristão e uma forma de alentar o povo contra as mazelas do mundo. E por último a classe servil, que seriam todos aqueles que não teria um titulo de nobreza ou não faziam parte dos escalões da igreja, e sua principal função seria o que o próprio já expõe, servir as demais classes.  

Explicação:

Perguntas similares