Respostas
Taxas de fecundidade alta s estão associadas à deficiência em educação sexual, ausência de projetos de planejamento familiar e pouca aderência aos métodos contraceptivos, além de menor participação da mulher no mercado de trabalho, expansão da urbanização, entre outras características sócio-econômicas vistas em países africanos, como a Nigéria
A origem dessas tormentas demográficas, segundo o pesquisador, é a redução da mortalidade, sobretudo da infantil. Quando há um alto número de nascimentos (por motivos religiosos, culturais ou puramente econômicos) e de repente se multiplica a porcentagem de crianças que chegam à idade adulta, o crescimento populacional dispara. E, embora ainda falte muito por fazer, é o que está acontecendo graças aos avanços nos cuidados sanitários: as mortes de crianças menores de cinco anos na África subsaariana caíram mais de 30% desde o início deste século.
Apesar da alta taxa de natalidade existente no país, a melhoria no saneamento básico, saúde, maior disponibilidade de alimento e água fez com que a taxa de mortalidade diminuísse e fizesse com que tivesse esse impacto que antes não era notado.