Respostas
Resposta:
A Lua apresenta quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante. Cada uma delas dura cerca de 7 a 8 dias.
A Lua apresenta três movimentos principais: rotação (em torno do seu próprio eixo), revolução (ao redor da Terra) e translação (ao redor do Sol, junto com a Terra).
As 4 Fases da Lua
Lua Nova
Nesta fase, não conseguimos observar a Lua pois ela está posicionada entre o Sol e a Terra e, por isso, não a vemos neste momento. Nesta fase, a Lua está no céu durante o dia, nascendo por volta das 6 horas e se pondo por volta das 18 horas.
Lua Crescente
A Lua crescente ou quarto crescente recebe esta denominação pois neste momento só conseguimos observar ¼ de sua totalidade. Seu formato é de um semicírculo e nesta fase a Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe aproximadamente à meia-noite.
Lua Cheia
Na fase da Lua cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua e, portanto, conseguimos observar a totalidade do satélite iluminado integralmente pelo Sol. Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente às 18 horas e se põe aproximadamente às 6 horas do dia seguinte.
Lua Minguante
A Lua minguante ou quarto minguante é o último estágio das fases da Lua. Neste período, ela encontra-se no formato de um semicírculo e assim, novamente conseguimos observar ¼ de sua totalidade no sentido oposto da fase crescente. Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente à meia-noite e se põe aproximadamente ao meio-dia.
Explicação: A terra gira em torno do sol, e sobre ela atua a precessão (inclinamento da terra). As luas ocasiona-se com a diferente posição dos astros lua e sol. No eclipse lunar a lua se posiciona atrás da terra tendo o sol na parte da frente da terra, assim deixando a lua tampada, virando a lua cheia pois esta brilhando sozinha. Mas no eclipse solar, a lua esta na frente da terra, tampando a luz do sol, perdendo seu brilho virando a lua nova. A lua minguante, fica ao norte da terra, pois recebe sol na esquerda e sendo escura longe dos raios solares, a lua crescente tem os lados da minguante mais contrários
Resumo:
As luas causadas pela precessão da terra e posição dos astros.
Cheia: eclipse lunar, brilhando só e sendo a mais clara
Nova: eclpse solar (lau na frente da terra), sendo escura por perder o brilho e tampar o sol
Minguante: lado esquerdo brilhante a norte e crescente o contrario.
Boa sorte