Respostas
Resposta:
Pedro II, parece que havia uma espécie de acordo ou sentimento de que a república seria implantada tão logo ocorresse a morte do monarca. Contudo, a Lei Áurea acelerou o fim da monarquia. Proclamada a república em 15 de novembro de 1889, dois dias depois o Imperador e sua família eram banidos do Brasil.
Após deixar de ser o imperador do Brasil em 1889, D. Pedro II e a Família Real ficaram exilados em Portugal.
D. Pedro II morreu em Paris em 1891, dois anos após o golpe republicano brasileiro, onde foi enterrado com honras de chefe de Estado.
A saída do imperador do poder foi planejada pelas elites políticas e econômicas da época, insatisfeitas com diversas questões relacionadas à Guerra do Paraguai, à questão abolicionista e à questão religiosa.
Com a assinatura da Lei Áurea em 1888, pela princesa Isabel que libertava os escravizados, o imperador perde o apoio da elite conservadora, último grupo que ainda mantinha certo apoio ao seu governo.
Em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca faz a proclamação da República. O imperador e a Família Real são obrigados a deixar o Brasil de maneira imediata e um novo regime político se instala no Brasil.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/39521023