• Matéria: ENEM
  • Autor: jomd
  • Perguntado 6 anos atrás

A sigla DMAIC se refere às cinco etapas de implantação da metodologia Seis Sigma, sendo que cada uma das etapas possui ferramentas próprias. A partir disso, considere as afirmações a seguir: I - A ferramenta conhecida como Diagrama de Ishikawa é comumente aplicada na fase final da metodologia. II - A ferramenta conhecida como Gráfico de Pareto é aplicada na primeira fase da metodologia. III - A ferramenta conhecida como Brainstorming é comumente aplicada na primeira fase da metodologia. IV - A ferramenta conhecida como 5 Porquês é comumente aplicada na terceira fase da metodologia. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: III, apenas. Alternativa 2: I e II, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: Estudante22222
36

Resposta:

Alternativa C: III e IV apenas

Explicação: Fonte Blog da Qualidade

D – Definir

O primeiro passo é definir as oportunidades, escopo, objetivos e participantes. De maneira geral, nesse passo você define o que será feito e qual é o resultado esperado ao final da execução do ciclo. Uma dica importante é: reflita sobre as melhorias que podem ser realizadas e foque nas mais relevantes e viáveis. Brainstorming é uma técnica que pode ser bastante útil para você nesse passo.

M – Medir

O objetivo desse passo é coletar dados e informações para analisar e avaliar o cenário atual, preferencialmente de forma quantitativa e estatística, para assim estabelecer baselines para as melhorias pretendidas e, ao final do ciclo, você conseguir comparar o cenário atual com o resultado obtido e assim verificar se as melhorias implantadas foram satisfatórias. Você pode contar com o apoio de ferramentas como o Diagrama de Ishikawa, Pareto, Matriz GUT ou Causa e Efeito.

A – Analisar

O foco aqui é identificar a causa raiz do problema. Geralmente ao analisar um processo várias possíveis causas raízes são identificadas, mas a chave para o sucesso desse passo é priorizar e validar a causa raiz do problema a ser tratado. Como resultado desse passo, espera-se que oportunidades de melhorias sejam criadas. Utilizar o 5 Porquês é uma abordagem interessante para te ajudar na identificação e validação da causa raiz.

I – Melhorar

É a hora de tratar as oportunidades de melhorias identificadas no passo anterior. Primeiramente você deve identificar as possíveis soluções para corrigir e evitar a causa raiz do problema, em seguida, é recomendado testar para descobrir se a solução proposta é efetiva, caso não seja, ela deve ser repensada e replanejada;  se o resultado do teste for promissor, a ação deve ser implementada. Entretanto, pode ser que nessa etapa você encontre várias soluções, não necessariamente todas precisam ser testadas e implementadas, muitas delas podem ser apenas identificadas e registradas para futuramente serem utilizadas.  De forma resumida, esse passo consiste em:

   Identifique/Crie soluções

   Concentre-se nas soluções mais fáceis e simples de serem implementadas

   Teste as soluções

   Crie um plano de ação (a ferramenta 5W2H pode ser adotada)

   Implemente/Implante as melhorias

C – Controlar

Do que adianta você identificar ou criar soluções se elas não forem implementadas? O foco desse passo é controlar as ações do plano de ação para que ele não se perca. Para isso, é fundamental que você defina critérios de controle como, por exemplo, checklists, metas e estatísticas para servir como fonte de informação para o monitoramento da implementação das ações. Você deve verificar o desempenho do plano de ação para garantir que os resultados pretendidos sejam alcançados e consequentemente, conseguir responder ao final desse passo se as ações de melhorias implementadas foram ou não eficazes. A ideia a ser fomentada nesse final de ciclo é: Busque a melhoria contínua!

Existe uma variação do ciclo DMAIC: o RDMAIC. Essa variação adiciona ao início do ciclo o passo de Reconhecer o problema “certo” para se trabalhar, evitando que esforços sejam concentrados em processos ou projetos que não são relevantes para aquele determinado momento.


brunoholkemdias: tambem achei a resposta la.
respondido por: Danas
0

O diagrama de Ishikawa é usado no começo da metodologia, também pode ser representado na forma de Gráfico de Pareto, ligando causas e consequências. O Brainstorming é usado na primeira fase da metodologia, assim como os 5 porquês é aplicado na terceira fase (alternativa 3).

Planejamento

Todas as ferramentas citadas são importantes para o planejamento. O Brainstorming cria ideias, o diagrama de Ishikawa e gráfico de Pareto ligam causas e consequências, já os 5 porquês elencam elementos importes dos processos da entidade.

Mais sobre planejamento estratégico

https://brainly.com.br/tarefa/6373106

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares