Respostas
Oieh!
Segundo o geógrafo Jurandyr Ross, existem 28 unidades de relevo no Brasil, que podem ser divididas em três tipos:
Planaltos - que são porções residuais salientes do relevo e oferecem mais resistência ao processo erosivo;
Planícies – Trata-se de superfícies essencialmente planas, nas quais o processo de sedimentação supera o de erosão;
Depressões - São áreas rebaixadas por erosão que circundam as bordas das bacias sedimentares, interpondo-se entre estas e os maciços cristalinos.
xoxo <3
As principais unidades do relevo brasileiro são planalto ,planícies e depressões que estao especificados abaixo:
Depressões
As Depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região se situa numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.
Planaltos
Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.
Exemplo: Planalto Central no Brasil, localizado em território dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Planícies
É uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente plana (pouca ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes. As planícies são formadas por rochas sedimentares. Nestas áreas, ocorre o acúmulo de sedimentos.
Exemplos: Planície Litorânea, Planície Amazônica e Planície do Pantanal.