Respostas
Resposta:
QUESTÃO 01
R: Parlamentarismo e presidencialismo são dois sistemas de governo que existem na maioria dos governos democráticos da atualidade.
Presidencialismo é um sistema de governo em que o presidente é o Chefe de Estado e Chefe de Governo. Este presidente é o responsável pela escolha dos ministros e deve submeter seus projetos de lei ao parlamento.
Parlamentarismo é um sistema de governo em que o Poder Legislativo (parlamento) define o representante do Poder Executivo. Todos os projetos, leis e outras decisões do governo são submetidos a votação do parlamento.
QUESTÃO 02
R: o Estado é a organização especial de uma força, que pode mudar de tempos em tempos. Nele cada governo arquiteta suas leis de modo a servir seus próprios interesses: uma democracia, fazendo leis democráticas; um autocrata, leis despóticas, e assim por diante. Desta forma, tais governos declaram que o que é de seu interesse é justamente do interesse de seus eleitores; e, quem quer que se afaste disso, é por eles castigado, sob acusação de ilegalidade e injustiça. A força superior, segundo se presume, deve encontrar-se do lado do governo. De modo que a conclusão a que se chega, através de um raciocínio lógico, é a de que a mesma coisa, isto é, o interesse do mais forte, é, em toda a parte, justa. (CASO FIQUE COM DUVIDA, CONSULTE AS PAGINAS FORAM MENCIONADAS)
QUESTÃO 03
R: A DEMOCRACIA é a figura do povo como centro, isto é, o os cidadãos tem direitos e deveres dentro da sociedade, sendo que há dois tipos de democracia, a direta e indireta ou democracia pura (o povo expressa sua vontade através de voto direto em cada assunto de maneira particular) e democracia representativa (o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes).
A DITADURA pode ser definida como uma forma de governo que é controlada por um indivíduo ou por uma pequena coleção de indivíduos. O poder está concentrado em torno do indivíduo ou do pequeno grupo de pessoas e é freqüentemente obtido por força ou herança .
QUESTÃO 04
R: A principal ideia do taylorismo era a racionalização do trabalho. Ao perceber que os trabalhadores perdiam muito tempo durante a produção por não dominar a sua função, Taylor observou que era necessário aperfeiçoar as funções de cada um para evitar lentidão na produção e esforço físico desnecessário. O Taylorismo/Fordismo tem suas vantagens e desvantagens. Mas analisando os fatos e por mais que suas atividades fossem simples e repetitivas. Sua implantação foi boa para a sociedade, pois trazerem maior produtividade e aumento dos lucros para os empregadores e vantagens também aos trabalhadores, como a redução da jornada de trabalho e maiores salários.