A Apologia de Sócrates é relato da defesa de Sócrates, escrito pelo seu discípulo Platão, diante do tribunal de Atenas. Um dos assuntos abordados nessa obra é a relação entre ignorância e conhecimento. Sócrates sentiu-se constrangido quando o oráculo de Delfos o proclamou como o “mais sábio dos homens”, já que ele se achava, ao contrário, muito pouco sábio. Mas, ao conversar com pessoas que atribuíam a si mesmas muita sabedoria, e ao constatar que elas eram tão ou mais ignorantes que ele, concluiu mesmo que deveria ser o mais sábio, pois, ao menos, ele tinha consciência de sua própria ignorância.
Comente a declaração de Sócrates de que a pior ignorância é não ter consciência dela e de que o primeiro passo no caminho do conhecimento é reconhecer a própria ignorância
Respostas
respondido por:
28
"Só sei que nada sei"
É uma frase de Socrates que diz tudo.
onde temos que reconhecer, ou melhor acabar com essa ignorância de que sabemos de tudo.
só que não.
Quanto mais aprendemos, mais percebemos que não sabemos nada.
é isso que era meio que a filosofia de socrates, que o primeiro passo é reconhecer essa ignorância que a maioria dos seres humanos tem...
Bom espero ter ajudado...
respondido por:
5
Sócrates, embora consciente da sua sabedoria, entende que o verdadeiro filósofo deve ser humilde e não agir por títulos ou honrarias.
Sócrates e a douta ignorância
- Na Apologia de Sócrates, o filósofo entende que o conhecimento pode salvar a alma humana e, assim, nega ter que retirar a filosofia de sua vida, preferindo morrer.
- Para ele, a pior ignorância é não ter consciência dela, pois um homem que não sabe das suas dificuldades tende a propagar o senso comum e a conhecimentos errôneos.
- Assim, o primeiro passo no caminho do conhecimento é reconhecer a própria ignorância, uma vez que é reconhecendo a ignorância humana que se atinge a verdade.
Saiba mais sobre Sócrates em: https://brainly.com.br/tarefa/21085422
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás