Há mais de dois mil anos, na bacia do Mediterrâneo, floresceram duas sociedades fundamentais para a compreensão do mundo contemporâneo ocidental: Grécia e Roma. Sobre elas é correto afirmar que:
Podem existir mais do que uma afirmativa correta.
(A)
A brilhante civilização grega resultou de uma lenta evolução histórica, na qual os gregos assimilaram as conquistas culturais de diversos povos e, finalmente, deram um grande salto cultural, que foi a passagem do mito à filosofia.
(B)
O surgimento e o desenvolvimento do poder estatal dependeram, tanto na Grécia como em Roma, da escrita que, ao servir para registrar as leis, os tratados e os mitos, não só significou uma grande conquista cultural, mas também um instrumento eficiente de controle e poder.
(C)
Do ponto de vista político os gregos “inventaram” um regime político representativo que, naquele momento, atendia aos interesses dos cidadãos, minoria da população, e puderam dedicar-se aos assuntos políticos porque a generalização da escravidão fornecia braços para o trabalho.
(D)
As civilizações grega e romana, pelas suas características foram chamadas como Impérios Teocráticos de Regadio e, pela impossibilidade de viverem apenas da agricultura dedicaram-se ao comércio, à pecuária e à guerra.
(E)
Ao incorporarem política e culturalmente as civilizações que floresceram nas regiões próximas ao mar Mediterrâneo, os romanos representaram uma síntese que está nas raízes da civilização europeia ocidental.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
letra a] muito obivio
pillotti:
tem certeza?
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás