Nos últimos dez anos, novos estudos confirmam que a EPR (terapias de base cognitivo-comportamental) e a TCog (terapia cognitiva) são eficazes no tratamento do TOC de crianças, adolescentes e adultos. Em crianças e adolescentes com TOC, no entanto, a maioria dos estudos sugere que existe uma superioridade do uso combinado de medicação e EPR com relação aos dois tratamentos isoladamente. A EPR associada à TCog resultou em benefícios significativos em pacientes com predominância de pensamentos obsessivos e sua modalidade em grupo também produziu redução significativa dos sintomas obsessivos e compulsivos (PRAZERES; SOUZA; FONTENELLE, 2007). Sobre as características do transtorno obsessivo-compulsivo, analise as sentenças a seguir:
I- Pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que, em algum momento durante a perturbação, são experimentados como intrusivos e indesejados e que, na maioria dos indivíduos, causam acentuada ansiedade ou sofrimento.
II- Comportamentos repetitivos, como organizar, verificar, ou atos mentais, como contar ou repetir palavras em silêncio, que o indivíduo se sente compelido a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser rigidamente aplicadas.
III- O transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado principalmente pelas crises intensas e inesperadas de desespero e medo. A pessoa pressente que algo ruim acontecerá, ainda que não tenha motivos para isso ou sinais de perigo iminente.
IV- Os comportamentos ou os atos mentais visam prevenir ou reduzir a ansiedade ou o sofrimento ou evitar algum evento ou situação temida; entretanto, esses comportamentos ou atos mentais não têm uma conexão realista com o que visam neutralizar ou evitar ou são claramente excessivos.
V- As obsessões ou compulsões tomam tempo, por exemplo, tomam mais de uma hora por dia, ou causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PRAZERES, A. M.; SOUZA, W. F. de; FONTENELLE, L. F. Terapias de base cognitivo-comportamental do transtorno obsessivo-compulsivo: revisão sistemática da última década. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, v. 29, n. 3, p. 262-270, set. 2007.
a) As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.
Respostas
respondido por:
0
Somente a sentença lll está correta
mayarafontana1610:
a) As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás