• Matéria: Português
  • Autor: carolaineandreo
  • Perguntado 6 anos atrás

sobre o soneto de Camilo Pessanha" Imagens que passais pela retina". A quem o eu poetico se dirige? Preciso para hoje.

Respostas

respondido por: kevenykeythy
3

Explicação:

Está sendo vista como um sentimento de tristeza do narrador (lagrimas)


carolaineandreo: Mas a quem o eu poetico se dirige?
respondido por: 1967x
3

Resposta:

Ao seu eu intererior

Explicação:

A atitude do poeta aqui é passiva; é a de um observador dos fatos exteriores. A preocupação com o seu “eu” interior está, por enquanto, em nível secundário (ele vai intensificar essa preocupação a partir da segunda estrofe, havendo reiteração da idéia de “meus olhos” duas vezes na terceira estrofe). Na terceira estrofe, os olhos do poeta, os olhos em si, não aparecem como qualidade inerente a ele, mas sim restringindo a idéia principal da retina. O “enjambement” utilizado também é índice desse distanciamento. Por outro lado, o aparecimento de “que passais” e a interrogação “porque não vos fixais?”, dirigindo-se às imagens, demonstra a preocupação predominante na primeira estrofe que são as imagens fugidias, passando para nunca mais voltarem.

Consideremos ainda o 1º terceto. O que é o “eu”? O “eu” são os “meus olhos abertos” que nada fixam: recebem a imagem e a devolvem porque os “meus olhos” são o “espelho inútil” cuja reflexão é momentânea (sem poder de fixar as imagens). O 2º verso é aposto, referindo-se aos “meus olhos” do 1º verso, enfatizando a idéia inicial. Esse aposto registra a conscientização de seu ceticismo que culmina com a afirmação de que seus olhos são pagãos. Pagãos porque não acreditam em nada transcendental (estão em estado de não batizados, não preparados para a vida espiritual). O misticismo proposto está no nível do contato direto com a vida em seu aspecto material. A constatação de qualidade pagã de seus olhos presencia a resposta à interrogação que constitui o 1º verso. A resposta é dada pela imagem “aridez de sucessivos desertos”. Essa imagem é altamente valorizada pela insistência de apelo visual.

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