• Matéria: História
  • Autor: sulamitajss
  • Perguntado 6 anos atrás

me ajudem com este resumo gente e pra amanha pfvr
revolucao francesa falar somente sobre girondinos e jacobinos

Respostas

respondido por: leandromagneto
1

Resposta:Os girondinos representavam a alta burgesia,e não queriam er trabalhadores urbanos e rurais no cargo da política. Já os jacobinos representavam a baixa burguesia, e defendiam a maior participação popular no governo.

Explicação:

respondido por: GuilhermeBenjamin12
2

Resposta:

Antes da queda de Luís XVI, ambos lutavam pelas mesmas causas revolucionárias, e eram assim chamados: revolucionários.

Desde antes da revolução haviam os talentosos oradores que expunham suas opiniões e ideologias contra a monarquia e eram admiradores da filosofia da Razão, entretanto haviam aqueles que se inflamavam ao falar e não aceitavam ser contrariados e acreditavam piamente que era o melhor a ser feito a qualquer custo, e do outro lado os oradores pacíficos que também tinham suas ideologias expostas de forma hábil e convincente ao seu público, e desejavam resolver as coisas com o rei de forma diplomática em que houvesse um acordo para melhorar o país.

Quando a revolução estourou e a família real foi aprisionada, os dois tipos que antes não haviam problemas de convivência ideológica, começaram a debater o que fazer com a situação do país agora que haviam alcançado seu objetivo em comum.

Agora o conceito político se dividia não mais apenas esquerda x direita, mas sim nos Jacobinos (conhecidos também Montagnards em francês, montanheses, que ocupavam o lado esquerdo da sala agora) e os Girondinos (também chamados como peuple de marais, que ocupavam o lado direito da sala).

A posição política que tomavam era de uma mudança completa no governo do país, começando pela queda do rei, que deveria ser condenado, e então implantar uma República na França.

Possuíam grande favoritismo por parte dos trabalhadores e artesãos franceses, a parcela mais humilde do povo, que recebiam a promessa de terem o poder de decisão em suas mãos (a ideia de que o Estado toma as decisões).

Era necessário mudanças políticas no país, porém desejavam uma monarquia constitucional, onde o rei não teria todo o pode em suas mãos, mas repartido com um grupo de conselheiros, selecionados pelo povo e que o representaria na tomada de decisões.

Quando o rei fez uma tentativa de fuga, que acabou falhando terrivelmente, sendo novamente aprisionado com sua família, os girondinos foram oficialmente retirados de sua posição de comando e substituídos pelos jacobinos, que colocaram seu radicalismo em pratica e implantaram um governo de Terror, com inúmeras mortes de inocentes e dos Girondinos, inclusive Danton, e uma ditadura revolucionária liderada por Robespierre.:

Perguntas similares