Respostas
Um estado-nação é uma área histórica que pode ser identificada como possuidora de uma política legitimada, que pelos próprios meios, constitui um governo soberano.
Enquanto um estado é uma entidade política e geopolítica, uma nação é uma unidade étnica e cultural. O termo "estado-nação" implica uma situação onde os dois são coincidentes.
O Estado-nação afirma-se por meio de uma ideologia, uma estrutura jurídica, a capacidade de impor uma soberania, sobre um povo, num dado território com fronteiras, com uma moeda própria e forças armadas próprias também.
O nacionalismo é o sentimento de pertencer a um grupo específico por meio da semelhança cultural ou histórica que os indivíduos partilham.
Um dos fenômenos sociais recentes mais problematizados pelas disciplinas das Ciências Sociais é o nacionalismo, bem como os movimentos oriundos deste. Isso não acontece por acaso, pois, afinal de contas, a nação à qual pertencemos é geralmente a primeira forma que utilizamos para nos identificar quando estamos em outro país, não é verdade? O nacionalismo, portanto, de forma resumida, seria o sentimento de pertencimento de um sujeito a um grupo tanto por proximidade quanto por vínculo racial, linguístico ou histórico. Assim sendo, trata-se de uma ideologia que exalta o Estado nacional ao qual pertence o indivíduo em detrimento da imagem do que é estrangeiro.
Não é por acaso que alguns dos movimentos sociais mais importantes do mundo atual sejam nacionalistas. Sua força de mobilização em torno de interesses do grupo representado pela ideia da nacionalidade é sempre grande justamente porque é grande o poder generalizador que a identidade nacional possui.
Espero ter ajudado você! ^^