Romance de costumes, Senhora reflete criticamente a sociedade brasileira do Segundo Império, notadamente a urbana. Nessa, o casamento é mais um contrato financeiro que amoroso; o dote, o passaporte para a vida conjugal. Entretanto, o romance de José de Alencar mentem-se fiel aos princípios do Romantismo porque: *
a) demonstra que o dinheiro impossibilita a felicidade conjugal, só alcançada com o empobrecimento de Aurélia e Fernando no desfecho da obra.
b) a ausência de caráter de seus personagens demonstra que o meio determina o comportamento humano.
c) a redenção de Fernando se dá unicamente por sua dedicação ao trabalho como funcionário público.
d) o mau caráter de personagens como o velho Lemos é desmascarado e justamente castigado.
e) seus protagonistas redimem-se das transações vis, recuperando, no final da obra, a dignidade e a pureza comuns aos heróis da escola romântica.
Respostas
O romance de costumes Senhora, escrito por José de Alencar, se mantém fiel aos princípios do romantismo porque os seus personagens acabam por se redimir das transações vis e recuperam, ao final da respectiva obra, os adjetivos comuns a escola romântica, como a dignidade e a pureza, assim como aponta a alternativa E.
O romantismo, por sua vez, nada mais é do que um movimento artístico surgido na Europa no final do século XVIII e se estendeu durante o século XIX como tendo grande influência na produção artística da época.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/5839093
Os aspectos do Romantismo inseridos nos escritos de José de Alencar são as transformações do caráter das personagens em seus contos (E).
A primeira fase do Romantismo no Brasil foi marcada pela criação do herói nacional na figura do índio brasileiro. Gonçalves de Magalhães é um dos poetas marcados pela fase.
A segunda fase do Romantismo no Brasil é marcada pelo egocentrismo, pela valorização dos sentimentos e pela tristeza vivenciada. Álvares de Azevedo, poeta brasileiro, é um dos seus representantes.
A terceira fase do Romantismo no Brasil possui caráter denúncia à desigualdade social e enfatiza o sofrimento do povo escravo em terras brasileiras, sendo marcada pela figura de Antônio Frederico de Castro Alves.
Link: brainly.com.br/tarefa/37047253