Respostas
O raio iônico refere-se à mudança no tamanho de um átomo quando ele perde ou ganha elétrons. ... O estudo dessa propriedade é dependente do conhecimento sobre raio atômico e íons. Raio atômico: é a medida do tamanho de um átomo neutro (distância teórica do núcleo até a última eletrosfera).
Raio iônico. Características do raio iônico - Brasil Escolo site q peguei
Resposta:
O raio iônico difere essencialmente do raio atômico, pelas seguintes questões:
->Um cátion irá apresentar raio menor que o raio do átomo neutro - A perda de um elétron favorece a atração exercida pelo núcleo. A força de atração do núcleo por si só já é muito forte, logo, quando há um aumento da carga positiva em relação à carga negativa, a atração se dá de maneira ainda mais intensa. O núcleo atrai os elétrons para mais perto de si, o que causa uma compactação do raio da espécie.
->Um ânion irá apresentar raio maior que o raio do átomo neutro - O ganho de um elétron causa uma certa instabilidade na forma como os elétrons se organizam na eletrosfera. Devido ao acréscimo de mais uma carga negativa numa região exclusivamente de cargas negativas, a repulsão entre os elétrons obriga-os a se reacomodarem, afastando-se mais um pouco, para assim serem devidamente comportados na eletrosfera. A força de atração do núcleo sobre os elétrons, no caso de superioridade de cargas negativas, decai. O poder que o núcleo exerce sobre a eletrosfera diminui à medida que adicionam-se elétrons. Consequentemente, há um prolongamento do raio da espécie.