Descreva atuação de um diretor escolar quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes?
Respostas
O diretor escolar é um figura central de um determinado centro de ensino, apresentando por isso grande relevância diante da comunidade escolar. Este deve saber agir com diplomacia e respeito para com os indivíduos, tanto inerentes ao próprio ambiente de ensino, quanto elementos externos.
Por isso, o diretor tem como papel também atender aos alunos e docentes de forma respeitosa, compreendendo as necessidades e buscando soluções para entraves.
Resposta:
Diretores de escolas acumulam diversas funções e responsabilidades em sua rotina de trabalho. As atribuições vão desde demandas administrativas às questões pedagógicas, passando pelo bom relacionamento com a comunidade escolar. Entre essas diferentes tarefas do diretor, promover a gestão de professores com excelência é talvez um dos grandes desafios. Os professores são a principal voz de uma escola, eles estão na linha de frente do processo ensino/aprendizado, lidando mais diretamente com o aluno. Assim, cabe à direção buscar a excelência na gestão de professores, pois, com professores motivados, ganhos significativos no desempenho acadêmico dos alunos serão percebidos. O bom andamento das questões pedagógicas e institucionais dependerá muito da qualidade das reuniões de trabalho realizadas na escola. Trata-se de uma excelente oportunidade para que o corpo docente, a coordenação pedagógica e a direção discutam estratégias educacionais, medidas disciplinares, remanejamento de alunos, entre outras diversas pautas.
O diretor da escola é o principal articulador dos interesses e motivações dos diversos grupos envolvidos com a escola”. Partindo dessa afirmação, é importante que o diretor tenha visão administrativa ampliada, com capacidade para diagnosticar o perfil da população a ser atendida pela escola e as expectativas dos pais de alunos em relação à escola, pois o foco da educação é fornecer um serviço de qualidade a sua clientela. O sucesso administrativo depende das políticas educacionais adotadas pelo gestor no decorrer de seu mandato.
Explicação: