• Matéria: Sociologia
  • Autor: juliamora246
  • Perguntado 6 anos atrás

Apresentar as ideias centrais dos três sociólogos (Marx, Weber e Durkheim) fundamentais para o pensamento sociológico.​

Respostas

respondido por: lrodriguesdemelo721
3

Resposta:

karl marx

O grande objetivo do pensamento marxista era descobrir a origem e a solução para a luta de classes.

Não é possível pensar em Marx sem falar da influência que Hegel exerceu sobre ele. Foi dela que surgiu a tão conhecida concepção marxista de dialética. Autor radical, escreveu muito sobre o comunismo e socialismo. Devemos também a ele a análise sociológica dos movimentos sindicais de operários. Essa corrente foi fundamental para grandes mudanças sociais ocorridas ao longo do século XX. Ela tem suas bases no socialismo científico e no materialismo histórico e dialético. A principal característica desse pensamento é a teoria do conflito.

Durkheim

O primeiro embate travado por Durkheim foi contra o ensino religioso nas escolas. Para ele, a forma mais adequada de conhecer era através do método científico, característica forte do estruturalismo ao qual pertencia. Devido ao cientificismo, parte muito relevante do pensamento de  Émile, contribuiu de forma muito significativa para que a sociologia fosse reconhecida como ciência e se instalasse na academia.

Émile Durkheim foi o primeiro a falar de sociologia da educação. Para ele, a educação é o principal instrumento de socialização da juventude e a mais relevante forma de construção do ser social.

Para Émile Durkheim, a sociedade é um todo organizado com base em suas funções. O método proposto por ele, o funcionalismo, visa entender as funções de cada indivíduo na sociedade a fim de compreendê-la como um todo

Weber

Weber acreditava que a sociologia, muito mais que um estudo da massa, era a captação das relações humanas. Desse modo, não era possível dissociar o fenômeno social dos simbolismos que o geraram. Para esse autor, a análise social deve partir do indivíduo para a sociedade. Apenas dessa forma seria possível compreender de modo seguro os fatos.

Weber estudou a sociedade sob o víeis do indivíduo, buscando todas as formas de influência e condicionamento que uma pessoa pode sofrer ao agir e assim gerar o fenômeno social

Explicação:

Perguntas similares