(UEPB) Uma pessoa foi transportada para uma região de grande altitude, onde a atmosfera é rarefeita. Observou-se que nessa pessoa ocorreu:
a) um aumento do número de leucócitos.
b) uma diminuição da frequência dos movimentos cardíacos.
c) um aumento do número de hemácias.
d) uma diminuição da pressão sanguínea.
e) uma diminuição da frequência dos movimentos respiratórios.
A resposta é a letra C. Alguém me explica detalhadamente por favor, o motivo que aumenta e se acontece apenas com as hemácias ou se há mais alguma alteração.
Respostas
Resposta:
A policitemia é o aumento no número de hemácias (também chamadas de glóbulos vermelhos) no sangue. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando nos deslocamos para regiões de elevadas altitudes, onde o ar é rarefeito (contendo pequeno teor de oxigênio).
Explicação:
O aumento da produção de glóbulos vermelhos acarreta o espessamento do sangue, o que pode provocar alterações em seu fluxo e problemas circulatórios.
Resposta:
c)
Explicação:
Quando a produção de hemácias na medula óssea se altera, pode haver aumento ou diminuição da sua contagem. Se há destruição excessiva de hemácias (hemolise), a contagem diminui causando anemia. Alterações da contagem de hemácias mostram que há um problema na sua produção ou destruição, mas não indica a causa.
✌