No final do século XIX e início do século XX, a Sociologia contou com contribuição do pensador Max Weber, quem também foi um marco de referencia para os estudos dessa ciência.Tendo em vista a obra de Weber, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas: I - Weber afirma que as tradições e os valores deixaram de influenciar as ações do homem na modernidade. II - Segundo Weber, há uma diferença marcante na sociedade moderna: a supremacia de um tipo de ação voltado aos resultados e não em valores, emoções e traidções.
Respostas
A contribuição do pensador Max Weber:
A alternativa II é uma justificativa correta da alternativa I.
I. Correto. Weber destacou a importância do "sentido" da ação humana objetivado pelas instituições, na tradição e no costume, como capazes de orientar numa mesma direção as ações dos indivíduos de um grupo.
E para Weber, a modernidade trouxe uma racionalização da sociedade, entendido como um "desencantamento do mundo", quando as tradições e os valores perderam espaço para a racionalidade e burocratização.
II. Correto. Para Weber, na sociedade moderna, a técnica associada à produção em série, alteraram significativamente o modo de vida do indivíduo, impossibilitando a manutenção de um espaço para a liberdade humana na construção de sua individualidade, mas priorizando resultados da ação coletiva.
Bons estudos!
Resposta:
A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
Explicação:
Conforme aponta Costa (2005), Weber também não negou que as tradições e os valores continuam a influenciar as ações do homem moderno,
mesmo que em menor proporção. Mas ressaltou que há uma diferença
marcante na sociedade moderna justamente nesse ponto: a supremacia de
uma lógica voltada aos resultados, e não em valores, emoções e tradições.