6- “ Filas por um prato de sopa; homens em busca de emprego; no campo, favelas com cabanas de papelão; nas cidades, pessoas morriam de fome. ” Cenas como essas eram comuns nos Estados Unidos, no período:
a) posterior à primeira guerra mundial
b) anterior à primeira guerra
c) posterior à quebra da Bolsa de Valores de Nova York d) anterior à quebra da Bolsa de Valores de Nova York
7- A Crise de 1.929 foi sentida em todo o mundo capitalista, inclusive no Brasil, que perdeu o comprador (Estados Unidos) de 70% de seu principal produto de exportação, que na época era:
a) a cana-de-açúcar
b) a borracha da Amazônia
c) o petróleo
d) o café
8- Para conter os efeitos da depressão que ocorreu após a Crise de 1.929, o governo dos Estados Unidos lançou um programa intitulado:
a) Pacto de Varsóvia b) New Deal
c) Plano Marshal
d) Acordo de 1.931
9- Para entender o New Deal, é preciso ter em mente a ascensão do pensamento keynesiano na política americana. (o keynesianismo é uma teoria econômica criada por John Maynard Keynes).
O que o keynesianismo defende?
a) a liberdade econômica
b) que o Estado é indispensável no controle da economia
c) que a economia deve ser comandada apenas pelos empresários
d) que a economia é autorregulável
10- Dentre as medidas principais do New Deal, destaca-se:
a) o encerramento dos investimentos governamentais em obras de infraestrutura b) a imediata suspensão à criação de novos empregos
c) a política de estímulo à criação de novos empregos
d) o fim da intervenção do Estado na economia
Respostas
Resposta:
6 - c
7 - d
8 - b
9 - b
10 - c
Explicação:
6- Da noite para o dia, cidadãos ricos se tornaram pobres; fábricas e empresas faliram, milhares de pessoas ficaram desempregadas.
7 - Neste momento, o país exportava praticamente apenas um produto, o café, e as boas colheitas já tinham feito que o preço do produto tivesse uma queda.
8- O New Deal (do inglês, “Novo Acordo”, “Novo Trato” ou ‘Novo Pacto”) foi um conjunto de medidas econômicas e sociais para resolver a Crise de 1929.
9 - Defende que deve haver a plena ação do Estado nas políticas econômicas de um país para atingir o pleno emprego e o equilíbrio econômico.
10 - Com isso, o governo pretendia aumentar do consumo dos trabalhadores assalariados, criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento.