• Matéria: Química
  • Autor: nickxs
  • Perguntado 6 anos atrás

BRASIL
a) O que significa HPV?
b) Que doenças virais citadas neste Módulo têm forma de transmissão similar à do HPV?
c) Quais são os sintomas do HPV?
d) Que exame deve ser feito para prevenção dessa e de outras doenças relacionadas ao sistema reprodutor da
mulher? Do que se trata esse exame?
e) Por que a campanha convoca meninas adolescentes e não apenas jovens e adultos?
f) A vacina é considerada segura? Que reações adversas podem ocorrer?
g) Quantas doses da vacina devem ser ministradas nas meninas?

Respostas

respondido por: luana281006
2

Resposta:

infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais (visíveis a olho nu), ou apresentar manifestações subclínicas (não visíveis a olho nu).

A diminuição da resistência do organismo pode desencadear a multiplicação do HPV e, consequentemente, provocar o aparecimento de lesões. A maioria das infecções em mulheres (sobretudo em adolescentes) tem resolução espontânea, pelo próprio organismo, em um período aproximado de até 24 meses.

As primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem entre, aproximadamente, 2 a 8 meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção. As manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa.

Lesões clínicas: se apresentam como verrugas na região genital e no ânus (denominadas tecnicamente de condilomas acuminados e popularmente conhecidas como "crista de galo", "figueira" ou "cavalo de crista"). Podem ser únicas ou múltiplas, de tamanhos variáveis, achatadas ou papulosas (elevadas e solidas). Em geral, são assintomáticas, mas podem causar coceira no local. Essas verrugas, geralmente, são causadas por tipos de HPV não cancerígenos.

Lesões subclínicas (não visíveis ao olho nu): podem ser encontradas nos mesmos locais das lesões clínicas e não apresentam sinal/sintoma. As lesões subclinas podem ser causadas por tipos de HPV de baixo e de alto risco para desenvolver câncer.

Podem acometer vulva, vagina, colo do útero, região perianal, ânus, pênis (geralmente na glande), bolsa escrotal e/ou região pubiana. Menos frequentemente, podem estar presentes em áreas extragenitais, como conjuntivas, mucosa nasal, oral e laríngea.

Mais raramente, crianças que foram infectadas no momento do parto podem desenvolver lesões verrucosas nas cordas vocais e laringe (Papilomatose Respiratória Recorrente).

Tratamento

O tratamento das verrugas anogenitais (região genital e no ânus) consiste na destruição das lesões. Independente de realizar o tratamento, as lesões podem desaparecer, permanecer inalteradas ou aumentar em número e/ou volume. Sobre o tratamento:

Deve ser individualizado, considerando características (extensão, quantidade e localização) das lesões, disponibilidade de recursos e efeitos adversos.

São químicos, cirúrgicos e estimuladores da imunidade.

Podem ser domiciliares (autoaplicados: imiquimode, podofilotoxina) ou ambulatoriais (aplicado no serviço de saúde: ácido tricloroacético - ATA, podofilina, eletrocauterização, exérese cirúrgica e crioterapia), conforme indicação profissional para cada caso.

Podofilina e imiquimode não deve ser usada na gestação.

respondido por: anabeatrizbb
3

Resposta:

a) HPV é uma sigla que se refere ao papiloma vírus humano (human papiloma virus, em inglês), um vírus que pode levar ao desenvolvimento de câncer do colo de útero, de vulva, de vagina e de ânus.

b) O HPV é contraído por meio do contato sexual (assim como o HIV, a herpes e as hepatites B e C), bem como de mãe para filho no momento do parto (nenhum exemplo citado no Módulo). Também pode ser transmitido por contato direto com a pele (herpes).

Professor: também há chance, embora pequena, de se contaminar pelo HPV por meio do contato com objetos contaminados.

c) O HPV pode causar sintomas como verrugas nas regiões genitais, mas na maioria das vezes pode passar de forma assintomática por muitos anos, aparecendo sinais apenas 20 anos depois do contágio.

d) O exame feito a partir dos 25 anos na mulher, com regularidade anual, é o papanicolau. Esse exame é feito pela coleta de material do colo do útero por meio de uma pequena raspagem.

e) A convocação é feita para meninas adolescentes, pois a eficácia da vacina é muito maior em jovens, cujo organismo é capaz de produzir as defesas contra o vírus. Além disso, busca-se dessa forma proteger as meninas antes de um eventual contato com o vírus.

f) A vacina é considerada segura em mais de 130 órgãos regulatórios internacionais e os efeitos adversos leves são muito pouco frequentes e podem ser resumidos em: pouca dor, vermelhidão e inchaço no local da vacina, além de uma febre leve que desaparece em cerca de 48 horas.

g) Devem ser ministradas 3 doses da vacina

Explicação:

gabarito professor

Perguntas similares