Respostas
frequência de propagação.
A luz por si só compreende à um espectro eletromagnético (quando analisada do ponto de vista de onda), o qual varia entre baixas e altas frequências. A diferença entre a luz visível e a " não visível " é justamente a frequência com qual a onda desta radiação se propaga.
Para que uma onda de dada frequência que passa pela primeira fase do sistema óptico do ser humano (humor aquoso, lente/cristalino e o humor vítreo) seja convertida pelo cérebro em uma imagem por exemplo, a mesma deve de estar à uma determinada faixa de radiação :
onde [THz] é Tera Hertz, 1.000.000.000.000 Hz
(Hertz Hz é a unidade do Sistema Internacional de Unidades para frequência).
Caso a onda possua um valor de frequência menor que 405 THz ou maior que 790 THz, podemos dizer que essas são ondas "não visíveis".
Para f < 405 THz chamamos as de infra-vermelho, já que são de frequência menor que a do mesmo. (compreende a micro-ondas, ondas de rádio e até mesmo energia de corrente alternada).
Para f > 790 THz chamamos de ultra-violeta, pois possuem frequência maior que o a cor violeta. (compreende raios X, raios gama e raios cósmicos).
Não há nenhum malefício ao ser humano dentre as frequências à partir infra-vermelho, porém, as de valor maior que 790 THz, são demasiadamente prejudiciais à saude.