Respostas
Resposta:
Além da questão cultural e político-administrativa, a presença das tropas romanas nessas províncias sob seu domínio garantia a segurança do local em caso de invasões de outros povos estrangeiros. No entanto, a função primordial dessas tropas era manter a população local sob controle e, assim, impedir que houvesse rebeliões.
Por fim, além do controle cultural e da opressão velada imposta pela presença das legiões romanas, havia a importância das obras construídas a partir da autorização de Roma. O Império Romano promovia a construção de inúmeras obras que desenvolviam a economia e traziam melhoria na qualidade de vida nas suas províncias, como aquedutos, estradas, melhorias no plantio agrícola etc.
A Pax Romana foi, portanto, uma estratégia utilizada pelo Império Romano para mascarar o sistema de opressão existente em seu domínio a partir de mecanismos que aculturavam, mas também traziam benefícios à população local. Assim, ela é considerada fundamental pelos historiadores para explicar o sucesso romano nos dois primeiros séculos do período imperial.
Explicação:
As principais preocupações na Pax Romana eram afastar a ameaça de rebeliões provinciais e, ao mesmo tempo, manter essas regiões economicamente produtivas. Assim, uma das ferramentas utilizadas por Roma foi promover a aculturação desses locais, também conhecida como romanização.esposta:
Explicação: