3. O jurista brasileiro Roberto Lyra Filho é considerado um dos mais importantes pensadores da vertente crítica do direito brasileiro. Sua principal análise diz respeito aos limites do Direito e do poder instituído, dentre o qual o Judiciário, e a práxis revolucionária libertadora presente nas lutas sociais e que se condensam nos Direitos Humanos são ignoradas e negligenciadas pelo operador do Direito em sua prática. Acerca de Roberto Lyra filho e sua trajetória intelectual e política, assinale a alternativa CORRETA:
a) Fundou, em São Paulo, a Central de Unificação da Teoria Critica Brasileira, sendo um dos maiores expoentes revelados pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco.
b) Fundou, em Brasília, a Nova Escola Jurídica Brasileira (NAIR), conquistando adeptos militantes em todo Brasil e germinando como movimentos críticos do direito que se seguiram entre as décadas de 1980 e 1990.
c) Foi advogado criminalista no Rio de Janeiro, onde fundou, junto com o atual Ministro do STF, Luis Roberto Barroso, a Escola Brasileira de Direitos e Garantias.
d) Militou ao lado dos movimentos esquerdistas na década de 1990 que culminou com a Escola do Direito Alternativo, cujo berço se deu no Rio Grande do Sul.
Respostas
respondido por:
8
Resposta: Letra B
Explicação:
Pq é, vai fundo.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás