Respostas
Resposta:Convencionalmente, a Pré-História é o período que antecede o advento da escrita. Portanto, é todo o espaço de tempo da história do homem, anterior ao surgimento da escrita cuneiforme na mesopotâmia.
Assim sendo, podemos localizar a Pré-História compreendida entre 5,5 milhões de anos antes de Cristo – surgimento dos primeiro hominídeos – até cerca de 4 mil anos antes de Cristo – surgimento da escrita. Durante esse tempo, tivemos a evolução da espécie humana, até chegar-se ao ponto mais evoluído, o Homo sapiens, a cerca de 70.000 a.C.
O homem, orginalmente quadrúpede e nômade, adquiriu, ao longo do tempo, características atuais, como tonar-se bípede (liberando as mãos para outras atividades importantes), o dedo polegar (que dava às mãos inúmeras outras possibilidades de atividades evolutivas) e, também, inúmeros desenvolvimentos de tecnologias que culminariam na urbanização, como as armas, a agricultura, e a pecuária.
Um período tão importante para a história, então, para melhor compreensão, e organização de materiais, foi divido em três períodos: (o período paleolítico, mesolítico e o neolítico);
Período Paleolítico – (5.500.000 – 10.000 a.C.)
A Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. A presença em sua região dos rios Tigre e Eufrates foi fundamental para que o homem, a partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, pudesse sedentarizar-se e formar cidades naquele local. Diversos povos habitaram a Mesopotâmia durante a Antiguidade, entre eles, destacam-se os sumérios, amoritas, assírios e caldeus.
Mesopotâmia
A Mesopotâmia pertencia a uma região localizada no Oriente Médio (predominantemente no atual Iraque) entre dois importantes rios: Tigre e Eufrates. Suas condições naturais, principalmente por causa da fertilidade do solo, permitiram que pequenas aldeias fossem formadas em seu território.
Explicação: