1- Quando falamos de sistema circulatório, quais são os tipos de sistema que temos,
diferencie cada um deles de forma mais completa possível?
2- Quais são os componentes do sistema circulatório dos animais domésticos?
3- Desenhe de maneira mais completa possível um coração, nomeando cada um dos
seus compartimentos?
4- Diferencia de ais eira mais completa possível qual é a diferença entre veia e artéria?
5- Desenhe de maneira mais completa possível uma veia, bem como cada uma das
camadas que a formam, nomeando cada uma das partes?
Respostas
Resposta:
1- CIRCULAÇÃO PULMONAR:
Esquema da circulação pulmonar
A circulação pulmonar ou pequena circulação inicia-se no tronco da artéria pulmonar (que sai do ventrículo direito), seguindo pelos ramos das artérias pulmonares, arteríolas pulmonares, capilares pulmonares (que envoltam os alvéolos, possibilitando a hematose - troca de gases). Até aqui o sangue é venoso - rico em gás carbônico. A partir daqui o sangue é arterial - rico em oxigênio. Segue: vênulas pulmonares e veias pulmonares que desaguam no átrio esquerdo do coração.
CIRCULAÇÃO SISTÊMICA:
A circulação sistêmica é a parte do sistema cardiovascular que transporta sangue oxigenado do coração para o resto do corpo, e retorna sangue pobre em oxigênio de volta para o coração. A circulação sistêmica é, em termos de distância, muito mais longa do que a circulação pulmonar, transportando sangue para todas as partes do corpo.
CIRCULAÇÃO CORONÁRIA:
O sistema circulatório coronário fornece uma fonte de sangue para o coração. Como ela fornece o sangue oxigenado para o coração, é, por definição, uma parte do sistema circulatório sistêmico.
CORAÇÃO:
O coração bombeia o sangue oxigenado para o corpo e o sangue desoxigenado para os pulmões. No coração humano existe um aurícula e um ventrículo para cada circulação, e com ambos uma circulação sistêmica e pulmonar, havendo quatro câmaras no total: átrio esquerdo, ventrículo esquerdo, átrio direito e ventrículo direito. O átrio direito é a câmara superior do lado direito do coração. O sangue que retorna pelas veias cavas ao átrio direito que é venoso (pobre em oxigênio) e passa pela válvula tricúspide para o ventrículo direito para ser bombeado pela artéria pulmonar para os pulmões para re-oxigenação e remoção de dióxido de carbono. Volta ao coração através das veias pulmonares o átrio esquerdo recebe sangue recém-oxigenado dos pulmões, que é passado através da válvula bicúspide para o ventrículo esquerdo para ser bombeado através da aorta para os diferentes órgãos do corpo.
SISTEMA CARDIOVASCULAR FECHADO:
Os sistemas cardiovasculares dos humanos são fechados, o que significa que o sangue nunca sai da rede de vasos sanguíneos. Em contraste, o oxigênio e os nutrientes se difundem através dos vasos e entram no fluido intersticial, que carrega oxigênio e nutrientes para as células alvo, e dióxido de carbono e restos na direção oposta.
2- - Sistema circulatório fechado: Nesse tipo de sistema o sangue fica apenas dentro dos vasos sanguíneos. É um tipo mais eficiente quando comparado ao aberto, uma vez que a velocidade de transporte é superior graças à pressão. Nesse sistema é possível observar artérias, arteríolas, veias, vênulas e capilares. Esses últimos são os locais onde ocorrem as trocas de substâncias. Anelídeos, alguns moluscos e os vertebrados possuem esse tipo de sistema circulatório.
- Circulação dupla: Nesse tipo de circulação, o sangue passa duas vezes pelo coração durante um ciclo completo. Esse ciclo é composto por um circuito que leva sangue até os pulmões para a realização da hematose (circulação pulmonar) e outro responsável por levar o sangue aos outros tecidos (circulação sistêmica). O coração recebe, portanto, sangue rico em oxigênio e rico em gás carbônico. Todos os animais com respiração pulmonar apresentam circulação dupla.
- Circulação completa: É aquela em que o sangue rico em oxigênio não se mistura com o sangue rico em gás carbônico. Ocorre em aves e mamíferos, uma vez que estes possuem o coração completamente dividido em quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.
4- → Artérias
As artérias saem do coração e tornam-se cada vez mais finas à medida que se ramificam. Esses vasos apresentam como função principal levar o sangue e, consequentemente, nutrientes e oxigênio do coração para os tecidos. As artérias transportam sangue sob alta pressão, sendo necessário, portanto, paredes elásticas e fortes.
VEIAS
As veias resultam da convergência de vasos capilares e se tornam de maior calibre à medida que chegam próximo ao coração. Diferentemente das artérias, a túnica média das veias apresenta músculos e fibras elásticas em menor quantidade, e a pressão sanguínea nesses vasos é baixa. A tarefa principal das veias é levar sangue do corpo para o coração para que ele possa ser bombeado novamente para o corpo.
Explicação:
Eu respondi as que eu consegui achar. As 3 e 5 é só você pesquisar imagens no Google.
Espero que eu tenha ajudado !