Respostas
Resposta:
Com o avanço das indústrias na Europa, os países europeus buscavam aumentar o mercado consumidor e buscar matérias primas.
Assim, surgiram vários pensamentos eurocentristas na Europa, como o determinismo geográfico e o a teoria de La Blache que afirmava que a França (país de origem de La Blache) poderia invadir a Africa para levar cultura e desenvolvimento a esse continente. Assim, várias potências europeias usaram essa justificativa para tomar posse de vários territórios africanos.
Assim, os países europeus fizeram a Partilha Africana, dividindo esse continente entre as potencias europeias, porém, Reino-Unido e França ficaram com a maior parte.
Isso descontentou países como Alemanha (que ficou com "só" Camarões e Tanzânia) e a Itália, que ficou com a "Líbia", na época.
Valendo-se o destaque que não houve a participação de nenhum país africano nessa partilha, que não respeitou a cultura dos povos nativos, com a repartição tendo como foco o interesse dos países europeus.
Assim, em busca de mais mercados consumidores e mais matéria prima para as industrias europeias, os países como Alemanha e Itália entraram em guerra com outras potencias europeias, buscando também, mais territórios na Africa, sendo um dos motivos da primeira guerra mundial.