Quais fatores sao apontados como possíveis causas para a redução observada na cultura vacinal?
Respostas
Resposta:
Um termo para isso é "hesitação vacinal".
Fatores socioculturais, políticos e pessoais podem estar relacionados como: dúvidas sobre a real necessidade das vacinas, preocupações com a segurança das vacinas, medo de possíveis eventos adversos, conceitos equivocados sobre a segurança e eficácia das vacinas, preocupações com a possível "superexposição do sistema imune", experiências anteriores negativas com vacinas, desconfiança sobre a seriedade da indústria produtora de vacinas e o sistema de saúde, e questões filosóficas e religiosas podem estar envolvidos.
Além do crescimento e fortalecimento de grupos anti-vacinas com divulgações de notícias falsas.
A diminuição do número de casos de algumas doenças leva parte das pessoas a acreditar que não são mais necessárias por não verem mais pessoas doentes com essas doenças, criam uma falsa ideia de "segurança".
Algumas pessoas ao atingirem a idade adulta passam a negligenciar as vacinas por acreditarem que não adoecem, por não terem os pais e cuidadores para obrigá-los ou estimula-los.
➲ A falta de informação da população que deixa de se vacinar e vacinar os filhos por falta de confiança e informação sobre o assunto, especialmente pelo movimento antivacinas que vem se espalhando;
➲ O medo de que as vacinas causem reações prejudiciais ao organismo;
➲ O receio de que o número elevado de imunizantes sobrecarregue o sistema imunológico;
➲ A falta de tempo das pessoas para ir aos postos de saúde,