• Matéria: Português
  • Autor: Beatryz129
  • Perguntado 6 anos atrás


Empatia (Martha Medeiros)1)Justifique o titulo do texto,aproveitando para sugerir um outro:​02) Segundo a crônica, que características de personalidade impedem que alguém desenvolva a empatia? 03) Que efeito de sentido tem a interrogação presente no segundo parágrafo? 04) No terceiro parágrafo, o que foi "força de expressão"? A que a autora está se referindo e que sentido ele tem? 05) De acordo com o quarto parágrafo, quais as consequências da ignorância para as pessoas? 06) Cite alguns exemplos de mau-caratismo segundo a cronista, dizendo se você concorda ou não com ela: 07) Justifique o uso das aspas na palavra "coisinhas" e também o emprego do diminutivo: 08) Podemos afirmar que, no último parágrafo, a autora faz uma crítica às pessoas gentis e que agem com polidez? Justifique sua resposta: 09) Explique a passagem "É que Narciso acha feio o que não é espelho", presente no terceiro parágrafo do texto e também na música "Sampa", de Caetano Veloso: 10) Que mensagem o texto transmite? Comente: 11) Transcreva do final da crônica uma passagem em que a autora valoriza a empatia como uma atitude socialmente mais necessária ainda do que a simpatia, posicionando-se sobre isso: 12) Você se considera uma pessoa empática? Justifique sua resposta: 13) A quem corresponderiam os pronomes destacados no texto?

Respostas

respondido por: luanamerigo10
62

Resposta:

Me ajudem gentee por favor

Anexos:
respondido por: lucasferreirasouza
183

Minha professora me passou essa mesma atividade, consegui responder na medida do possível, porém, com quase toda certeza, a 13 esteja errada... Dá uma olhadinha aí, vê o que dá pra relevar e tenta fazer alguma coisinha mais elaborada pra tirar nota máxima ;)

Boa sorte.

01) Justifique o título do texto, aproveitando para sugerir um outro:

O título condiz com o tema abordado no texto, a empatia.  Outro título poderia ser “Empatia antes da simpatia” ou algo referente ao tema central do texto.

02) Segundo a crônica, que características de personalidade impedem que alguém desenvolva a empatia?  

Segundo a crônica o narcisismo, a ignorância, e o mau-caratismo são exemplos de empecilhos para o desenvolvimento de uma personalidade empática.

03) Que efeito de sentido tem a interrogação presente no segundo parágrafo?  

O uso da interrogação na frase citada pode ser interpretado de forma irônica, sendo um artificio utilizado no contexto do texto para criticar as pessoas que apresentam características que impedem a empatia.  

04) No terceiro parágrafo, o que foi "força de expressão"? A que a autora está se referindo e que sentido ele tem?  

O termo “força de expressão” refere-se ao parágrafo anterior onde ela indagou-se ironicamente na frase “Nada impede?”. No caso, o termo tem sentido de reposicionar a indagação ao em seguida mostrar realmente o que impede.

05) De acordo com o quarto parágrafo, quais as consequências da ignorância para as pessoas?  

Como consequência da ignorância, as pessoas tornam-se preconceituosas e permanecem apenas na estreiteza da sua existência. Qualquer estranho que tenha hábitos diferentes dos seus será criticado em vez de aceito e considerado. Os ignorantes têm medo do desconhecido, e o evitam, como dito pela autora no texto.

06) Cite alguns exemplos de mau-caratismo segundo a cronista, dizendo se  você concorda ou não com ela:  

A autora cita como exemplos de mau-caratismo políticos corruptos, empresários que visam lucros acima das atitudes tomadas, pessoas que usam sua posição social para conseguir benefícios e cita também atitudes egoístas individuais, como furar fila, estacionar em vagas destinadas a pessoas que não condizem sua situação e encerrar relacionamentos por redes sociais para não encontrar-se pessoalmente com a pessoa. Eu concordo que descreve bem como exemplo de mau-caratismo as situações citadas pela autora do texto.

07) Justifique o uso das aspas na palavra "coisinhas" e também o emprego do diminutivo:

Empregar a palavra no diminutivo parece reduzir a gravidade das ações citadas, porém a utilização das aspas mostra a ironia contida no contexto, criticando justamente quem realmente acredita que essas são ações não possuem gravidade.

08) Podemos afirmar que, no último parágrafo, a autora faz uma crítica às pessoas gentis e que agem com polidez? Justifique sua resposta:

Não, a crítica não está em ser gentil, mas sim agir apenas com polidez e apenas gentileza, e não realmente ser empático.

09) Explique a passagem "É que Narciso acha feio o que não é espelho", presente no terceiro parágrafo do texto e também na música "Sampa", de Caetano Veloso:

Narciso, “O Auto Admirador”, é um personagem da mitologia grega, apaixonado e mais preocupado com sua própria imagem do que de todas outras coisas e fatores, daí vem o termo “narcisismo”, citado no texto analisado como um dos fatores que impedem a empatia. “Narciso acha feio o que não é espelho”, como dito na canção de Caetano Veloso”, assim vivem as pessoas narcisistas, a todo o tempo se colocando mais importantes que as pessoas ao redor.

10) Que mensagem o texto transmite? Comente:  

O texto aborda e estimula o interlocutor a desenvolver uma característica essencial para a convivência em sociedade, porém incomum entre os homens modernos, que é a empatia.

11) Transcreva do final da crônica uma passagem em que a autora valoriza a empatia como uma atitude socialmente mais necessária ainda do que a simpatia, posicionando-se sobre isso:  

“Colocar-se no lugar do outro não é uma gentileza que se faz, é a solução para sairmos dessa barbárie disfarçada e sermos uma sociedade civilizada de fato.”

É muito comum confundir simpatia com empatia, porém o texto deixa bem claro que para viver civilizadamente de fato, não será apenas com pequenas ações simpáticas, e sim com uma mudança total de caráter na sociedade.  

12) Você se considera uma pessoa empática? Justifique sua resposta:

(**RESPOSTA PESSOAL** - MINHA RESPOSTA FOI): Eu me considero empático sim, porém a empatia é uma característica em constante desenvolvimento. Definitivamente existem pessoas mais empáticas que eu e dispostas realmente a mudar o mundo, porém, em comparação com as pessoas à minha volta, eu sou relativamente empático.

13) A quem corresponderiam os pronomes destacados no texto?

(NÃO ENTENDI ESSA, NÃO ACHEI OS PRONOMES E RESPONDI ASSIM NA MINHA ATIVIDADE, acho que é interessante tu dar uma complementada na resposta, tá bem fraco)

O texto se comunica com a sociedade no geral.

Perguntas similares