faça uma comparação entre a situação política e social de Portugal e do Brasil nos anos posteriores à vinda da família real.
Respostas
Resposta:
Após a vinda da Família Real portuguesa para o Brasil, o país sofreu diversos investimentos comerciais, educacionais e econômicos. Em 16 de dezembro de 1815, D. João VI, rei de Portugal, decretou a elevação do Brasil para parte do Reino Unido. Tais atitudes refletiam o medo de ter sua colônia tomando como exemplo países que declararam a independência,como os Estados Unidos e outros países inspirados na Revolução Francesa, como o Haiti. Todavia, as más praxes como o aumento de impostos e grandes interferências geraram revoltas, como a Revolução Pernambucana de 1817. O movimento separatista de caráter republicano que aconteceu na Capitania de Pernambuco foi levado pelos ideais Iluministas divulgados pela Revolução Francesa. Tal movimento contribuiu ainda mais com o favorecimento da independência.
Não obstante, além de passar por diversas situações críticas, em Portugal, ter sua capital sendo movida para a colônia e a família real morando lá causou indignação. Devido a Revolução Liberal do Porto de 1820, os portugueses demonstraram sua insatisfação e deliberaram a volta do rei de Portugal e a retirada dos intitulados privilégios dados ao Brasil.
Espero ter ajudado :)