• Matéria: Filosofia
  • Autor: lucassdavi12
  • Perguntado 6 anos atrás

1)Sobre o mito da caverna de Platão, diga qual era a intenção dele ao pronuncaiar essa alegoria.




2)Diga sua opinião e interpretação do mito da caverna de Platão.




3)Em seu livro A República, Platão propôs um governo. Como seria esse governo?




4)Qual sua visão sobre a República sugerida por Platão?​

Respostas

respondido por: gwenpool
14

Resposta:

a intenção dele era de levantar a injustiça que o seu Mestre Sócrates teve ao ser morto em Atenas, pelos intelectuais que não aceitavam os seus pensamentos como se é mostrado no pensamento do mito.

para mim o mito seria uma visão de que a humanidade não aceita a verdade e que ao invés de entendermos os novos mundos ou novos conhecimentos ou ensinamentos tendemos a contrariar e a ficar presos em dogmas tradicionais, um exemplo que eu daria seria os ensinamentos de Cristo que ao contrariar as leis e os pensamentos da época acabou sendo condenado como blasfemador.

para o Platão ele via a monarquia, aristocracia e a monarquia como as formas de governo mais puras. contudo estás poderiam apresentar alguns problemas como a monarquia poderia ser corrompida com a tirania, aristocracia com a oligaquia, democracia com a anarquia. porém ele defendia mais a aristocracia que seria o governo dos bons o qual os mais qualificado e intelectuais estariam adequados para essa responsabilidade mas que seria pelo mérito e não por forma de hereditariedade ou monarquia. e as pessoas mais sábias deveria mm ser escolhidas na não pelo voto do povo mas por meio de uma cooptação. e para a sua época ele foi o primeiro a defender a igualdade de gêneros já que a sociedade era machista e não permitia oportunidades para muitos. aqueles que fossem bons nos estudos e conseguisem muitos logros poderiam exercer atividades econômicas na sociedade ou cargos altos.

para mim esse governo seria um grande alavaque para incentivar os estudos para todos porém haveria um grande nível de desigualdade por conta dos níveis de conhecimento de cada um e ao valorizar os intelectuais ocorreria um isolamento de determinadas classes que não se destacam em dados conhecimentos mas que dominam outros. Creio eu que não funcionária em uma sociedade desestruturada onde se há pobreza e fome e miséria onde muitos não possuem oportunidade de estudo fazendo com que alguns tivessem desvantagem em concorrer pelo poder por meio do conhecimento.

Espero haver ajudado e bons estudos

Perguntas similares