Imagine que você é professor(a) em uma escola municipal e trabalha ministrando aulas em uma sala de alfabetização, há nessa turma uma criança chamada Paula que é surda. A escola conta com intérprete de Libras que consegue se comunicar bem com Paula. Pensando na valorização da atividade de contação de história, esta é uma forma de promover o desenvolvimento da autonomia, que proporciona à criança, quando esta se coloca no lugar de uma personagem, vivenciar situações de conflitos e emoções, como o medo e angústias, de maneira a aliviar sobrecargas emocionais.
Considerando as discussões da disciplina, construa um texto (de no mínimo 15 e no máximo 20 linhas) dissertando sobre:
-Quais estratégias, bem como atividades, você pode utilizar para conduzir a contação de histórias, em uma perspectiva inclusiva, de maneira a proporcionar à criança surda as mesmas possibilidades das crianças ouvintes desta sala de aula.
-Para conclusão do seu texto discorra sobre a importância de se ter um intérprete de Libras no contexto da educação inclusiva, para o atendimento do aluno surdo.
Respostas
O seu texto deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.
Na introdução, apresente uma ideia central sobre o tema, fale sobre a importância do Atendimento Educacional Especializado.
No desenvolvimento desenvolva claramente o assunto Atendimento Educacional Especializado que promove a inclusão de pessoas com deficiência tanto física, visual, auditiva nas escolas regulares.
A partir do AEE os alunos com deficiência visual terão condições de terem acesso ao conhecimento. Além disso é importante abordar que a escola deve ter intérpretes para poder realizar atividades como contação de histórias.
Na conclusão faça uma intervenção sobre o tema, apresente uma solução, que nesse caso é ter intérpretes nas escolas regulares para que estudantes com deficiência visual tenham acesso ao conhecimento.
Abraços!