O daltonismo, também chamado de discromatopsia ou discromopsia, é um distúrbio genético que foi descoberto pelo químico britânico John Dalton. O locus do gene para o daltonismo encontra-se no braço longo do cromossomo X. Esse gene apresenta dois alelos: e , sendo que este último é determinante do distúrbio da distinção de cores. Em homens, basta um só alelo para que haja manifestação do daltonismo, enquanto nas mulheres, a "cegueira às cores" segue o padrão de herança mendeliana. A seguir, encontra-se o heredograma cujos quadrados e círculos brancos indicam indivíduos normais, e quadrados e círculos lilás representam indivíduos daltônicos.
Com bases nas informações contidas no texto, é possível concluir que:
A
todas as mulheres normais são obrigatoriamente homozigotas.
B
todos os homens afetados são heterozigóticos.
C
a mulher da primeira geração é obrigatoriamente homozigota.
D
a mãe da mulher afetada da segunda geração é obrigatoriamente heterozigota.
E
a mãe dos homens afetados da segunda geração é obrigatoriamente homozigota.
Respostas
Resposta: letra d
Explicação:
No enunciado está escrito que "em homens, basta um só alelo para que haja manifestação do daltonismo, enquanto nas mulheres, a "cegueira às cores" segue o padrão de herança mendeliana", ou seja, se o homem for heterozigoto e apresentar um alelo Xˆd (determinante do distúrbio da distinção de cores), ele possui daltonismo. Porém, nas mulheres são necessários dois alelos Xˆd para que a discromatopsia se manifeste. Isso significa que, tanto o pai quanto a mãe possuem esse alelo.
Analisando as alternativas temos que:
a) Todas as mulheres normais são obrigatoriamente homozigotas. - Errado, pois para II-7 apresentar daltonismo, sua mãe (I-2) deve ser heterozigota (ela não apresenta a característica mas possui o alelo).
b) Todos os homens afetados são heterozigóticos. - Errado. Não tem como concluir que tal afirmativa está correta pelas informações apresentadas, então um deles poderia ser homozigótico.
c) A mulher da primeira geração é obrigatoriamente homozigota. - Errado. Ela tem, necessariamente, um alelo Xˆd, mas não expressa a característica por ser heterozigota.
d) A mãe da mulher afetada da segunda geração é obrigatoriamente heterozigota. - Correto.
e) A mãe dos homens afetados da segunda geração é obrigatoriamente homozigota. - Errado. Apesar de não expressar discromatopsia, ela possui o alelo determinante do distúrbio e, por isso, é heterozigota.
Espero que isso resolva sua dúvida!
Sobre a herança do daltonismo, é possível afirmar que obrigatoriamente a mãe da mulher afetada da segunda geração é obrigatoriamente heterozigota (letra D).
Herança do daltonismo
O daltonismo consiste em uma doença que resulta na dificuldade em diferenciar as cores. Ela é determinada geneticamente, sendo o alelo responsável pelo aparecimento dessa doença presente no cromossomo X.
Nesse sentido, os homens que apresentam apenas um alelo para o daltonismo já apresenta a característica, o que não ocorre nas mulheres. No caso da mulher afetada da segunda geração no heredograma, é possível afirmar que sua mãe é heterozigota, pois não apresenta a doença, mas passou a herança para sua filha.
Outra questão sobre daltonismo:
https://brainly.com.br/tarefa/46369249
#SPJ2