Qual a relação do Ciclo do Café com o início da atividade industrial na Região Sudeste do Brasil?
Respostas
Resposta:
A relação do ciclo do café com início da atividade industrial no Brasil está atrelado ao acúmulo de capitais para investimentos iniciais na planta industrial brasileira, a qual primeiramente se concentrou na Região Sudeste, principalmente, no estado de São Paulo.
Com a venda do café para o exterior os cafeicultores (ruralistas do café/barões do café), o empresariado do setor à época juntou capitais iniciais para industrializar o Brasil.
Também foi importante para construção de Ferrovias para o interior até o porto de Santos onde o café era exportado. Com o excedente de capital a burguesia pode começar um projeto para industrializar o Brasil.
O problema que foi um processo lento nosso estado não capitaneou isso de maneira nacional, ou seja, não havia um projeto de país para industrializá-lo.
Também foi possível graças a crise do café que se deu com a super produção, assim, a burguesia do sudeste usou o excedente de capitais para fazer novos tipos industriais, pois, o Brasil dependia fortemente da café para garantir seu superávit primário.
A questão é que este tipo de indústria limitava-se somente à produção de produtos que empregavam pouca tecnologia, como setor têxtil, alimentício, além de fábricas de sabão e velas.
O Brasil foi ter uma projeto para se industrializar, primeiramente, com Getúlio Vargas e Depois com JK (Juscelino Kubistchek).
Explicação:
Livros de História/Geografia e livros de Economia Nacional