Leia o texto a seguir:
Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc.
ROCHA, E. P. G. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1984. p. 5.
Considerando as afirmativas abaixo e seus conhecimentos em antropologia, analise as afirmações a seguir:
I. O etnocentrismo pode ser compreendido tanto como uma perspectiva culturalmente demarcada como uma forma de lidar com as diferenças existentes entre diferentes culturas.
II. A perspectiva etnocêntrica tende a tornar desiguais as diferenças, ou seja, hierarquizar como “centrais” e “marginais” os padrões culturais dos “outros”.
III. A definição de etnocentrismo apresentada não pode ser relacionada ao conceito de xenofobia, uma vez que este não prevê o estabelecimento de desigualdades entre culturas distintas.
IV. A Antropologia Cultural, enquanto disciplina que procura investigar diferentes modos de produção simbólica entre grupos humanos, tende a se distanciar da visão etnocêntrica para compreender as culturas em seus próprios termos.
É correto o que se afirma apenas em:
Grupo de escolhas da pergunta
I e III.
I, II e IV.
IV.
II, III e IV
I, II e III.
Respostas
Resposta:
I, II, e IV.
Explicação:
As afirmações I, II e IV são verdadeiras. A afirmação I é verdadeira, pois, conforme o texto, o etnocentrismo é uma visão de mundo e uma ação que não procuram relativizar a compreensão das diferenças.
A afirmação II é verdadeira, pois o etnocentrismo define as diferenças culturais como hierarquizadas através de julgamentos dicotômicos, tais como inferiores/superiores, boas/más, centrais/marginais, normais/anormais etc.
A afirmação III é falsa, pois o conceito de xenofobia indica a aversão de um determinado grupo ou individuo sobre origens étnicas e culturais distintas. Desse modo, o etnocentrismo serve de base para a construção dos preconceitos xenófobos.
A afirmação IV é verdadeira, pois a antropologia moderna parte da noção de que é necessário relativizar as produções simbólicas, sendo necessária a suspensão provisória dos valores adotados pelo antropólogo em seu cotidiano cultural.
O etnocentrismo, é uma forma preconceituosa de ver culturas que não são as nossas. Ou seja, as alternativas mais indicadas são a I, II e IV.
É importante lembrar que, o etnocentrismo, é de certo modo o contrário do relativismo cultural. Ou seja, uma visão antropológica que valida a necessidade de um lugar de compreensão para além do que conhecemos.
E se tratando de cultura, a antropologia busca entender o papel de cada hábito, ou representa socialmente, mas não necessariamente o movimento de valorizar uma cultura em detrimento de outra.
quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/17383454