2)
Auguste Comte, um dos principais expoentes teórico-filosóficos do positivismo, afirma que há estados ou estágios teóricos segundo os quais se assenta a evolução do conhecimento científico. A esse respeito, é correto afirmar:
a)
No primeiro estágio, o universo era experimentado como sendo determinado espiritualmente, mas recusava a ideia de divindade.
b)
No estágio positivo, busca-se o porquê das coisas, de modo que o que era espiritual e imaginativo dá lugar à experimentação concreta.
c)
A fase metafísica substituiu a anterior por concepções mais concretas.
d)
No estágio teológico, o homem explicava a realidade por meio de explicações concretas e palpáveis.
e)
O estágio positivo é considerado um meio-termo entre o estágio anterior e o posterior.
Respostas
Resposta:
LETRA "B"
Explicação:
No estágio positivo, busca-se o porquê das coisas, de modo que o que era espiritual e imaginativo dá lugar à experimentação concreta
Resposta:
Letra B
No estágio positivo, busca-se o porquê das coisas, de modo que o que era espiritual e imaginativo dá lugar à experimentação concreta.
Explicação:
A ideia central se coloca, para Comte, em três estágios nas concepções do homem: teológico, metafísico e positivo. Na primeira fase, o universo era experimentado como sendo determinado espiritualmente, tendo como ápice a ideia de uma divindade única com o cristianismo. A fase metafísica substituiu a anterior por concepções abstratas, mas serviu de intermédio para o avanço da ciência. Em síntese, temos os estágios: teológico — segundo o qual o homem explicava a realidade por meio de explicações sobrenaturais, quando a imaginação suplantava a razão, em busca de respostas sobre as origens e os destinos —; metafísico ou abstrato — considerado um meio-termo entre o estágio anterior e o posterior, pois se continua a procurar explicações, de modo não objetivo —; positivo — busca o porquê das coisas, explicações palpáveis, de modo que o que era espiritual e imaginativo dá lugar à observação e experimentação concretas.