2. A partir do século XVII, qual a ocupação territorial ganhou força e direção ao interior. Essa ocupação resultou de ações realizadas por diferentes grupos. Faça um resumo de cada grupo citado:
a) Exploradores em expedições militares.
b) Bandeirantes.
c) Jesuítas missionários.
d) Criadores de gado.
Respostas
Resposta:
1°-s expedições militares foram organizadas pela colônia com o objetivo de defender as terras brasileiras que estavam ameaçadas pelos estrangeiros, principalmente os franceses e espanhóis.
Embora essas expedições contassem com orientação e apoio do governo, foram os colonos luso-brasileiros e seus aliados indígenas que lutaram, efetivamente, pela conquista do norte e nordeste do território da colônia. Guerreando contra os estrangeiros e grupos indígenas que resistiam à ocupação, foram erguendo fortificações no litoral, que deram origem a várias cidades. Na segunda metade do século XVIII, as expedições foram direcionadas “sertão adentro”, desrespeitando o Tratado de Tordesilhas, expandindo a ocupação territorial para o oeste e o sudoeste.
2°-Bandeiras eram expedições patrocinadas por particulares que entravam pelo sertão, a pé, a cavalo ou em canoas, em busca de riquezas.
Aconteceram três tipos básicos de bandeirismo: apresadora – dedicava-se à captura de índios para vendê-los como escravos; prospectora – dedicava-se à procura de metais preciosos; sertanista de contrato – dedicava-se ao combate de índios e à captura de escravos fugitivos, prestando serviços à classe dominante da colônia
3°-Para a catequização, os jesuítas obtiveram dos governantes a concessão de sesmarias, onde foram construídos aldeamentos (ou missões) que reuniam os indígenas. À medida que os grupos indígenas se afastavam do litoral, fugindo das invasões de suas terras, os jesuítas também seguiam para o interior do território, fundando, entre os séculos XVII e XVIII, aldeamentos na Amazônia e no sul e sudeste do Brasil atual. Com isso, essas missões, “invadiram” o território espanhol vizinho estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas, contribuindo também, para a expansão territorial do Brasil.
4°- A pecuária promoveu a ocupação e integração econômica das áreas das caatingas do nordeste e das campinas do sul, que não eram apropriadas à agricultura exportadora.
Ela foi considerada uma atividade singular na colônia porque, ao contrário das atividades principais, voltadas para a exportação, a pecuária tinha como finalidade básica atender ao mercado interno, e seus lucros ficavam na colônia