O conhecimento das características e da descrição dos movimentos é essencial para um profissional da educação física. Nesse sentido, a descrição cinesiológica pode ser constituída por cinco itens: a descrição os ajustes do corpo e do equipamento; a descrição da execução do movimento propriamente dito; a identificação das articulações envolvidas no movimento, a descrição do movimento e o grupo muscular envolvido neste. APOLONI, B., F.; THON, R., A. Biomecânica e Cinesiologia. Maringá - PR.:Unicesumar, 2020. Considerando o exposto, analise a figura abaixo e responda as questões a seguir: Fonte: Evans (2007,p.100). a) Seguindo a direção da flecha vermelha da imagem, qual a articulação envolvida e que movimento está sendo realizado pelo indivíduo? b) Em qual plano e eixo o movimento realizado na imagem está acontecendo? d) Qual é o músculo agonista do movimento realizado de acordo com a direção da flecha vermelha? c) Qual o tipo de ação muscular que está sendo realizada pelo músculo agonista no movimento? e) De acordo com a direção da flecha vermelha da imagem, qual é o principal músculo estabilizador desse movimento?
Respostas
Resposta:
a) Articulação da cotovelo (sinovial)
Movimento de Flexão do cotovelo
b) Plano Sagital
Eixo frontal
c) Bíceps Braquial
d) Ação muscular concêntrica
e) Deltoide
Explicação:
a) Articulação do cotovelo, realizando o movimento de flexão.
A articulação do cotovelo é do tipo sinovial, ou seja, os ossos não estão diretamento unidos, mas compartilham uma cavidade envolvida por uma cápsula articular. Nesse caso, o ponto de articulação do cotovelo relaciona o úmero do braço, o rádio e a ulna do antebraço. Um bom exemplo de articulação sinovial, além do cotovelo é o joelho.
O movimento de flexão é aquele em que se reduz o ângulo entre as duas partes que estão participando do movimento, nesse caso o braço e o antebraço. Caso a seta estivesse apontada para baixo, o certo seria caracterizar o movimento como extensão.
b) O movimento está sendo realizado no plano frontal e no eixo antero-posterior.
O eixo anatômico é definido como o encontro entre dois planos. No caso do eixo antero-posterior é o encontro entre os planos frontal e sagital. O plano frontal é a divisão do corpo a partir do plano mediano vertical. Dessa forma, temos a parte ventral ou anterior e a parte dorsal ou porterior.
Simplificando, o movimento é realizado de trás para frente.
c) O músculo agonista realiza uma ação concêntrica
A ação muscular concêntrica é aquela em que durante a geração de força, o músculo encurta.
Na ação muscular excêntrica, o músculo quando está sob tensão devido a uma força externa maior do que a gerada por ele mesmo, se alonga.
d) Bíceps Braquial
Os músculos agonistas são aqueles responsáveis pelo movimento em questão específico. Nesse caso, a flexão do braço é principalmente realizada pela ação do bíceps braquial.
Por outro lado, os músculos antagonistas são aqueles que se opõem à ação dos músculos agonistas.
e) Músculo Déltoide
Durante um movimento, há sempre a ação de força contrária de um músculo estabilizador, tanto para controlar o movimento, quanto para preservar a articulação. No caso da flexão do braço, um dos principais estabilizadores é o Déltoide. Porém, é possível inferir que todos os músculos citados na imagem (tríceps e braquiorradial) atuam na estabilização do bíceps durante a realização da flexão.
Na imagem anexada é possível observar os principais músculos do corpo pela visão posterior.
Para fixar o conhecimento, veja também:
https://brainly.com.br/tarefa/37525424