Redação sobre impactos do racismo Estrutural na sociedade brasileira, mínimo 8 linhas. Alguém m ajuda to no primeiro ano e n tive tempo de estudar redação..
Respostas
Resposta:
O Brasil foi o último país do continente americano a abolir a escravidão, em 1888. E por conta dessa herança histórica vinda de centenas de anos de escravidão é que nasce o que chamamos de racismo estrutural.
A supremacia racial surgiu na Europa, entre os séculos XVI e XVII, e trazia a ideia de que os brancos eram mais inteligentes e mais capazes do que os negros e indígenas. A consolidação deste pensamento entre pessoas de alto escalão social, se torna altamente perigosa quando um governo altamente nacionalista se instaura. Um exemplo da devastação que um governo racista pode causar é o Nazismo Alemão, que matou cerca de 21 milhões de pessoas.
Essa visão da supremacia racial branca, tem impactos negativos em praticamente todas as áreas da convivência em sociedade. De acordo com o Infopen, um sistema de informações estatísticas do sistema penitenciário brasileiro, entre os presos, 61,7% são negros ou pardos e de classe baixa. Isso não é novidade, já que após a Lei Áurea milhares de pessoas foram jogadas na sociedade sem amparo nenhum e sem ter para onde ir. Assim se deu o surgimento das favelas, ocupadas predominantemente por pessoas negras.
E não, não é uma questão social. O dinheiro não entra como algo relevante no racismo estrutural. Uma pessoa branca e pobre não passa pelas mesmas situações que uma pessoa negra e pobre.
O privilégio das melhores escolas e cursinhos para a faculdade e até das melhores vagas de emprego são das pessoas brancas. O privilégio branco é real.
"numa sociedade racista não basta apenas não ser racista tem que ser antirracista".
Explicação:
Resposta:
nem estuda no la salle né
Explicação:
kk