1- A Pedagogia de Alternância, proposta usada em áreas rurais para mesclar períodos em regime de internato na escola com outros em casa, foi criada por camponeses da França em 1935. A intenção era evitar que os filhos gastassem a maior parte do dia no caminho de ida e volta para a escola ou que tivessem de ser enviados de vez para morar em centros urbanos. No Brasil, a iniciativa chegou com uma missão jesuíta, no Espírito Santo, em 1969. Logo se espalhou por 20 estados, em áreas em que o transporte escolar é difícil e a maioria dos pais trabalha no campo. Com base no exposto, disserte sobre a Pedagogia da Alternância. ( * Máximo 1000 caracteres )
2- A Educação de Jovens e Adultos, na atualidade, possui, dentro da LDB – Lei de Diretrizes e Bases –, um espaço significativo. Já o Conselho Nacional da Educação e da Câmara de Educação Básica em seu Parecer nº 11/2000, dá à EJA três funções. São elas: reparadora, equalizadora e qualificadora. Com relação a esta tríade, disserte sobre essas três funções. ( * Máximo 1000 caracteres )
Respostas
Resposta:
REPARADORA: Se faz o direito ao acesso ao ensino tanto fundamental, quanto médio a todos aqueles que foram privados de cursarem em suas respectivas idade/ano escolar tendo o direito a uma escola de qualidade, mas também o reconhecimento daquela igualdade para todos. EQUILIBRADORA: Todos de forma justa e com à igualdade de oportunidades, que possibilite oferecer aos indivíduos novas formas de ingressar no mundo do trabalho, na vida social, representa uma possibilidade de efetivar um caminho de desenvolvimento a todas as pessoas, de todas as idades, permitindo que jovens e adultos atualizem seus conhecimentos, mostrem habilidades, troquem experiências e tenham acesso a novas formas de trabalho e cultura. EQUILIBRADORA: Esta inerido no próprio sentido da EJA uma educação permanente com base no caráter incompleto do ser humano, cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode se atualizar em quadros escolares ou não-escolares. Mais que uma função, é o próprio sentido da educação EJA.
Explicação: