Um aspecto que chama a atenção nas praias é a intensidade dos ventos, tanto durante o dia como durante a noite. As brisas estão relacionadas com um fenômeno atmosférico relativamente fácil de ser percebido nas praias: a convecção.
A) O que é a convecção?
B) Com base nesse conceito, diferencie a brisa do mar (diurna) da brisa da praia (noturna).
Respostas
O que é convecção?
Convecção é uma forma de transferência de calor que ocorre em fluidos, sendo que há uma parte que possui mais energia (mais quente) e que consequentemente se torna menos denso e a parte mais fria (mais densa). Desse modo, há a geração de correntes de convecção. Através desse fenômeno, há um deslocamente de ar da parte mais fria para a parte mais quente.
Brisa diurna e noturna
Para diferenciar esses dois tipos de brisa, é necessário enfatizar que a água possui alto calor específico, isso é, para sofrer a variação de 1°C ela precisa absorver uma grande quantidade de calor. O mesmo conceito se aplica para ela perder esse calor.
Deste modo, podemos compreender:
Brisa Diurna
Durante a manhã/dia, os raios solares começam a atingir a Terra, sendo assim, a água demora muito mais para "esquentar" do que o continente. Logo, a brisa vai do Mar (local frio) para o continente (local quente), pois, durante o dia o continente está mais quente do que o mar.
Brisa Noturna
No final do dia, a água do mar está mais quente (pois absorveu muito calor e demora para perder o mesmo) do que o continente (que perde calor facilmente). Logo, a brisa vai do Continente (local frio) para o Mar (local quente).
Aprofunde sue conhecimento:
O que são correntes de convecção: https://brainly.com.br/tarefa/5391926
Resposta:
Explicação:
Na praia, a brisa é consequência da diferença no tempo de aquecimento da areia e da água do mar. Esse fenômeno acontece por causa da corrente de convecção. Sobre esse fenômeno, explique o que acontece durante o dia.