A verdadeira renda Sr. Diretor do Imposto de Renda: O senhor me perdoe se venho molestá-lo. Não é consulta: é caso de consciência. Considerando o formulário para declaração de imposto de renda algo assimilável aos textos em caracteres cuneiformes, sempre me abstive religiosamente de preenchê-lo. Apenas dato e assino, entregando-o, imaculado como uma virgem, a um funcionário benévolo, a quem solicito: “Bote aí o que quiser”. Ele me encara, vê que não sou nenhum tubarão, rabisca uns números razoáveis, faz umas contas, conclui: “É tanto”. Pago, e vivemos in love, o Fisco e eu. [...] ANDRADE, Carlos Drummond de. A verdadeira renda. In: ______. Cadeira de balanço. 12. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979. p. 35. A escrita cuneiforme é caracterizada pela forma de cunha; teve seu desenvolvimento atribuído aos sumérios (em cerca de 3500 a.C.). religiosamente: com precisão; exatamente; com constância rigorosa. in love: expressão em inglês que significa "apaixonado(s)". fisco: fazenda pública (conjunto de órgãos públicos encarregado da cobrança de impostos). Considerando a forma com que o autor montou as orações no período destacado, temos um(a) Origem: AMAN
A)polissíndeto.
B)silepse.
c)assíndeto.
D)pleonasmo.
E)anacoluto.
Respostas
Resposta:
letra c assíndeto
Explicação:
A forma organização das orações nesse período caracteriza:
c) assíndeto.
Figuras de sintaxe
No período destacado, não foram utilizados conectivos para ligar as orações. Por isso, a figura de sintaxe presente é o assíndeto, marcada pela ausência de síndeto, isto é, de conjunção.
O período referido é este:
"Ele me encara, vê que não sou nenhum tubarão, rabisca uns números razoáveis, faz umas contas, conclui."
As orações estão justapostas, ou seja, sem conjunção. O que separa e liga uma à outra são as vírgulas. Nesse período, essas orações se classificam como coordenadas assindéticas.
O efeito de sentido com o uso desse tipo de oração é o dinamismo e a percepção de ações sequenciais.
Mais sobre figuras de sintaxe em:
https://brainly.com.br/tarefa/32141825
#SPJ2