Respostas
Dessa forma, a poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição em um determinado ambiente. O ruído, por exemplo, é o maior causador da poluição sonora, seja pelo som das produções industriais, meios de transporte, obras urbanas, festas, shows, etc.
A exposição à poluição sonora pode causar diferentes efeitos negativos na saúde do ser humano, tanto no campo físico quanto no mental. Ela atrapalha a comunicação e provoca distúrbios do sono, estresse, irritabilidade, distúrbios psicológicos, problemas cardiorrespiratórios (arritmias e infartos), zumbidos no ouvido, dificuldades para se concentrar, dores de cabeça, prejuízos à audição, agravamento da arteriosclerose e outras doenças e até enfermidades infecciosas.
Até o sistema digestivo é prejudicado, pois o estômago agiliza a produção do ácido gástrico, causando gastrites, úlceras e hérnias — doenças que podem exigir cirurgia e, em casos mais extremos, levam à morte. O intestino fica desequilibrado, resultando em dores e constipação.