• Matéria: ENEM
  • Autor: raphaelgoulart52
  • Perguntado 6 anos atrás

Experimento Cromatografia de Papel

Neste método tem sempre uma substância capaz de fixar em sua superfície a substância que está sendo separada, e um solvente fluido que “arrasta” o material a ser isolado.

Um dos primeiros processos usados foi a cromatografia em papel. As substâncias a serem separadas costumam interagir com a celulose do papel, sendo que em razão das suas diferentes constituições, uns migram com maior e outros com menor velocidade.
Para visualizar esse fenômeno, pode ser feito um experimento simples em laboratório, sala de aula, ou em casa mesmo. Você precisará dos seguintes materiais:

Papel-filtro (coador de café)
Canetas de pontas porosas de diferentes cores; Um suporte (pode ser algum vasilhame reto); Álcool;
Conta-gotas.

Faça o seguinte: corte o papel-filtro, no formato desejado – certifique-se apenas de que ele fique reto e plano. Coloque-o em cima de algum suporte de modo a ficar bem firme. Em seguida, faça um círculo com pontos de diferentes cores de canetas de ponta porosa. Pingue álcool no centro do círculo e observe o que ocorreu. Continue pingando o álcool até obter o efeito desejado.
Observou-se que ao se adicionar o solvente álcool etílico, as cores começaram a se espalhar e em alguns casos notamos a presença de mais de um corante na composição da tinta da caneta. Isso ocorre porque alguns corantes interagem mais fortemente com o solvente (estão em movimento, se espalhando pelo papel) e já outros interagem melhor com o papel (que está parado).

Atividade 1 - O que ocorreu com as tintas das canetas com o tempo?

Atividade 2- Qual solvente migrou mais rapidamente para a parte superior do papel? Quais são suas hipóteses para explicar esse fenômeno?

Atividade 3- Por que cada componente das tintas percorre uma distância diferente?

Atividade 4- Quais tintas tinham mais de um componente e quais possuíam apenas um?

Respostas

respondido por: fr951922
53

A cromatografia em papel é utilizada para separar os componentes de uma mistura, em que ocorrem duas fases: estacionária e móvel. A fase estacionária é o papel e a fase móvel é o solvente.

  • O que ocorreu com as tintas das canetas com o tempo?

A tinta é dissolvida e se espalha na medida em que os solventes sobem pelo papel.

  • Qual solvente migrou mais rapidamente para a parte superior do papel? Quais são suas hipóteses para explicar esse fenômeno?

O etanol migrou mais rapidamente, visto que, possui maior polaridade do que a propanona. O fenômeno sofre interferência da polaridade, pois as tintas são polares e o solvente que for polar irá arrastar os componentes da mistura.

  • Por que cada componente das tintas percorre uma distância diferente?

As tintas com maior afinidade pelo solvente sobem mais rápido, enquanto as que têm afinidade pelo papel são arrastadas mais lentamente.

  • Quais tintas tinham mais de um componente e quais possuíam apenas um?

As tintas que possuíam mais de um componente foram as cores: preta, vermelha, verde. A tinta que possuía apenas um componente foi a cor azul.  

Aprenda mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/27887569

Anexos:

raramartins2005: Você poderia responder uma pergunta complementar do meu exercício? É a seguinte:
raramartins2005: Descreva as diferenças observadas ao final do experimento entre os papéis-filtro colocados na água, no álcool e na acetona. Proponha uma justificativa para os resultados obtidos.
thiagopereira0524: a minha tem essa tambem :/
Perguntas similares