• Matéria: Geografia
  • Autor: gabriellaaline791
  • Perguntado 6 anos atrás

China: as lições da pandemia e o depois.
País, com PIB per capita sete vezes menor que o dos EUA, conteve o coronavírus. Na rejeição ao neoliberalismo, a explicação central. Agora, Pequim age para exercer liderança global. Washington tentará fazer valer força militar e financeira.
Ainda é cedo para mensurar o impacto que a pandemia do vírus Covid-19 causará em todo o globo. Em termos de saúde pública e da vida de milhões de pessoas, os impactos já são evidentes, com a expansão do contágio alcançando diversos países e o número de mortes aumentando.
Com relação aos impactos econômicos, estes são mais difíceis de mensurar no presente momento. Ainda assim, levando em conta o ponto de onde partimos, o futuro é bastante desanimador. São cenários passíveis de existir, EXCETO:
A
O Brasil, que vive uma combinação de instabilidade política com catástrofe sanitária, uma ameaça explosiva para uma economia já cambaleante, sair fortalecido dessas duas crises
B
A capacidade dos Estados Unidos de enfrentar os impactos da pandemia internamente será crucial para manter sua posição global, mesmo sem apresentar uma solução global, uma vez que sua força está assentada em aspectos estruturais, sejam eles militares ou monetários.
C
A pandemia do Covid-19 pode provocar uma crise profunda na economia mundial, com consequências sociais difíceis de prever. No centro desse complexo debate sobre as consequências da pandemia, temos dois aspectos fundamentais, diferentes mas ligados entre si: primeiro a discussão sobre o papel do Estado e as controvérsias do modelo neoliberal; segundo, a forma como a China vem lidando com a pandemia e sua estratégia global.
D
Uma China fortalecida, com aparência de potência global, domesticamente coesa, capaz de ditar os protocolos técnico-sanitários e liderar a retomada econômica no mundo pós-coronavírus. A capacidade de mobilização rápida de recursos – humanos, tecnológicos, financeiros, médico-hospitalares – para conter o alastramento da epidemia pelo território chinês foi uma das mais espetaculares operações de logística a que assistimos nos últimos muitos anos.

Respostas

respondido por: fredbass2010
0

ResPOSTA:**>

Explicação:

Perguntas similares