Respostas
Resposta:
LINGUAGEM FIGURADA
Uma vez que o hino celebra um acontecimento histórico, há necessidade de reconhecer e analisar a linguagem conotativa utilizada pelo autor, oferecendo-nos dezenas de figuras de linguagem que embelezam o texto, dando brilho e destaque ao enunciador que dialoga constantemente com o Brasil, cognominando-o de "Ó Pátria amada", "Gigante pela própria natureza", "impávido colosso", "Terra adorada", "florão da América", conferindo-nos a prosopopeia e a apóstrofe que aparecem na letra.
A letra do Hino Nacional é repleta de linguagem figurada. Tomemos como exemplo a estrofe:
"Brasil, um sonho intenso, um raio vívido,
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido
A imagem do Cruzeiro resplandece."
Temos a ordem direta: "Brasil, um sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança desce à terra, // se a imagem do Cruzeiro resplandece em teu formoso céu, risonho e límpido". Nestas duas orações, temos um paralelismo sintático, formado pela sequência sujeito, verbo e adjunto adverbial.
Destaca-se a inversão em toda a estrofe; a apóstrofe em "Brasil"; a prosopopeia em "formoso céu risonho" e a metonímia em "A imagem do Cruzeiro resplandece".
Explicação:
Explicação:Uma canção classicamente utilizada como exemplo de uso notável da figura de linguagem hipérbole é Por Você, do Barão Vermelho.
Veja algumas frases extraídas da letra dessa música:
> Por você, eu dançaria tango no teto.
> Eu iria a pé do Rio a Salvador.
> Eu limparia os trilhos do metrô.
> Eu mudaria até o meu nome.
> Eu viveria em greve de fome.