• Matéria: História
  • Autor: mariaduda3786
  • Perguntado 6 anos atrás



7) O domínio espanhol foi caindo em cada uma das colônias na América ao longo do século XIX. Qual é considerado o ponto final do Império colonial espanhol?

a) A morte dos reis espanhóis Isabel de Castela e Fernando de Aragão, que pôs fim à união dos reinos de Castela e Aragão.

b) A Guerra Hispano-Americana, em 1898, quando a Espanha perde Cuba, Porto Rico, Guatemala e Filipinas para os Estados Unidos (EUA).

c) A independência do Brasil, colônia libertada tardiamente numa revolução não armada, liderada por um membro da família real da metrópole.

d) A independência do Peru, última colônia a ser libertada por José de San Martín, em 1821.













8) Hoje a nação mais pobre das Américas, o Haiti foi a primeira colônia a conquistar a independência. Sobre o assunto, é incorreto afirmar que:

a) Foi sob a liderança de Toussaint L’Ouverture que o Haiti consegue tanto a abolição da escravidão quando a sua independência.

b) O ex-escravo Toussaint L’Ouverture lidera a rebelião pela abolição da escravidão, que na sequência vai ter como objetivo a independência

c) A colônia foi a mais importante possessão francesa nas Américas, produzindo cana-de-açúcar com mão de obra escrava africana.

d) O ex-escravo Jean-Jacques Dessalines continua a luta pela independência após a morte de Toussaint L’Ouverture. Em 1804, o Haiti se torna a primeira república negra nas Américas.



9) Escolha a alternativa que não mostra as diferenças que marcaram a emancipação das colônias da América Latina em relação a Portugal e Espanha.

a) No Brasil, após a independência vigorou por muito tempo um regime monárquico e na América espanhola prevaleceram os regimes republicanos.

b) De maneira geral, a emancipação da América espanhola foi mais sangrenta que a da América portuguesa.

c) Com o fim das guerras napoleônicas, na América espanhola houve tentativa de resgatar o poder da metrópole sobre a colônia e no Brasil a família real portuguesa não tentou a recolonização.

d) Na América portuguesa foi preservada a integridade territorial enquanto na América espanhola ocorreu uma fragmentação em vários Estados.



10) Na América espanhola, a classe dos criollos conduziu os processos de independência. Por quê?

a) Negros descendentes dos escravos africanos, os criollos sabiam que a independência era o meio mais direto de conseguir a abolição da escravidão.

b) Os criollos começaram a luta pela independência para se livrarem das formas de trabalho compulsório, como a mita e a encomienda.

c) Os criollos descendiam dos colonizadores ingleses e, para favorecer o comércio com a Inglaterra, defendiam o fim do monopólio metrópole-colônia através da independência.

d) Elite latifundiária da América espanhola, os criollos se deram conta das vantagens do livre-comércio e da importância da eliminação dos monopólios e taxações pela metrópole.



Respostas

respondido por: CRSPNPSP
42

Resposta:

7;b 8;C 9;A 10;B

Explicação:


mariaduda3786: obrigadaaaa
ephimajv: Está certo mesmo?
Perguntas similares