No livro Inverno na manhã: uma jovem no gueto de Varsóvia, a polonesa Janina Bauman descreve um pouco de sua infância como criança judia na Polônia na década de 1930. Leia os trechos a seguir.
Texto I
Havia cartazes nos muros de Varsóvia que diziam: “Não compre em lojas de judeus.” Uma vez, na rua, ouvi um estranho chamando outro de “judeu sujo”. Quando contei isso a minha mãe, ela disse que algumas pessoas não gostavam nem um pouco dos judeus.
Texto II
No verão de 1937, uma tia-avô de Berlim veio nos visitar [...]. Estava muito triste e angustiada e suspirava profundamente a cada vez que comentava o que estava acontecendo na Alemanha. Baixava a voz e lançava olhares assustados e furtivos à volta sempre que ia dizer “Hitler”. Eu desenvolvi a ideia de que “Hitler” era uma palavra rude e indecente, e nunca a usei. Toda vez que a conversa na sala recaía sobre o futuro – os próximos feriados, por exemplo, ou planos para uma outra reunião de família –, tia Eugenia suspirava:
– Primeiro vamos tratar de sobreviver.
BAUMAN, Janina. Inverno na manhã. Uma jovem no gueto de Varsóvia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. p. 13 e 16.
Com base nos dois fragmentos, analise as afirmativas a seguir.
I. O texto I descreve exemplos de antissemitismo vivenciados pela autora do livro.
II. No fim da década de 1930, práticas antissemitas foram se tornando cada vez mais frequentes em países como Alemanha e Polônia.
III. O medo da tia-avó da autora, descrito no texto II, não se justificava e poderia ser considerado paranoia.
IV. Um dos programas de governo de Adolf Hitler era a ideia de superioridade da raça ariana, o que fundamentava a perseguição aos judeus.
Assinale a alternativa correta.
Respostas
respondido por:
20
Resposta:
n tenho certeza mas eu acho que é a C
Explicação:
madusilveira007:
N é a c eu fiz e deu errado
respondido por:
78
Resposta:a I, II e IV letra B
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás