• Matéria: Pedagogia
  • Autor: lohmarques2020
  • Perguntado 6 anos atrás

8. Kaplan (1997) define tanatologia como o estudo do fenômeno da morte e dos processos emocionais envolvidos na reação à morte. Vários tanatologistas identificaram estágios de morte ou do morrer, sendo muito comum identificarmos os estágios da morte em todos os pacientes moribundos ou mesmo pacientes com doenças terminais como o câncer.
I. O primeiro estágio, diz respeito ao choque e negação. Quando o paciente recusa-se acreditar no diagnóstico ou nega que algo esteja errado. O grau até onde a negação é adaptativa ou mal adaptada, parece envolver o fato de o paciente obter tratamento ou não. Dessa forma o médico deve comunicar ao paciente e a sua família, de um modo respeitoso e direto, informações sobre a doença, seu prognóstico e as opções de tratamento.
II. O quarto estágio, diz respeito a raiva. Os pacientes podem mostrar frustração, irritação ou raiva pelo fato de estarem enfermos. Uma resposta comum é: Porque eu? Eles podem enfurecer-se contra Deus, o destino, um amigo ou um membro da família
III. O segundo estagio, diz respeito a Barganha. O paciente pode tentar negociar com médicos, amigos ou até mesmo com Deus em troca de uma saúde, como exemplo: doar bens ou ir frequentemente à igreja, já outros pacientes acreditam que por serem bons, obedientes, alegres, o médico fará com que melhorem.
IV. O quinto e último estagio diz respeito a aceitação. Quando o sujeito percebe que a morte é inevitável, processo natural da existência humana, sendo assim a morte é aceita.


Estão corretas somente as alternativas:

a. I e II
b. I e III
c. II e III
d. III e IV
e. I e IV

Respostas

respondido por: lourdesmarinssantos
4

Resposta:

b) l e lll

Explicação:


cirlene36: Primeiro estágio - choque e negação . Segundo estágio - raiva. Terceiro estágio - barganha. Quarta estágio - depressão. Quinto estágio- aceitação.
Perguntas similares